terça-feira, 4 de março de 2008

Ganaderia Eliseu Gomes


O Blog Toiros&Açores deixa aqui uma reportagem fotográfica feita no dia 1 de Março de 2008 na ganaderia de Elizeu Gomes.


A ganadaria de Eliseu Gomes foi fundada em 1975, com vacas de Manuel dos Santos, José Pedrosa e Castro Parreira. Posteriormente adquiriu sementais das ganadarias de José Albino Fernandes e Samuel Lupi e adquiriu também todo o efectivo da ganadaria Álvaro Inácio Gomes.


A abundância de animais de pelagem chorreada e cardena são sinais de como os sangues das ganaderias de Álvaro Inácio Gomes e Castro Parreira estão bem marcados nesta ganaderia.


O actual mentor e proprietário da ganaderia, Sr. Eliseu Gomes realça a importância do gado de Álvaro Inácio Gomes na sua ganaderia, tanto ao nível do comportamento, como ao nível da morfologia. O sangue desta antiga ganaderia é a base da ganaderia de Eliseu Gomes.

Em 2005 comprou 26 toiros do continente, de várias ganaderias, onde se destacam toiros adquiridos à ganaderia de Vaz Monteiro.


Hoje em dia a ganaderia possui uma ponta de vacas com um semental fixo, o toiro “100”, que pastam no Chambre, pastagem ampla e típica do interior da Ilha Terceira (“O Mato”). O resto vacada serve para experiências para sementais em prova. Juntamente com esta vacada está um semental colorau de ferro Casa Agrícola Avó.


Semental em prova de pelagem colorau de ferro Casa Agrícola Avó.


O blog Toiros&Açores agradece o convite do Sr. Eliseu Gomes para efectuar esta reportagem fotográfica.

2 comentários:

  1. vieira bom trabahlo sobre uma das ganadarias importamtes da ilha

    ResponderExcluir
  2. UM EXEMPLO MOSTRAR A VERDADE SOBRE UMA GANADARIA O SEU PASSADO E FUTURO OBRIGADO PEDRO.

    ResponderExcluir