sábado, 7 de dezembro de 2013

João Salgueiro





Texto e fotografia: Pedro Correia

 

João Inácio de Ferreira Girão Salgueiro da Costa, mais conhecido na tauromaquia por João Salgueiro, é uma das figuras do toureio a cavalo português mais conhecidas. Filho e neto de dois cavaleiros tauromáquicos, ambos com o nome de Fernando Salgueiro, nasceu a 21 de Fevereiro de 1968 e é natural da Valada do Ribatejo.

 

 

A 31 de Agosto de 1985 João Salgueiro fez a sua apresentação em público e um ano depois a sua prova de praticante no dia 24 de Maio na Moita do Ribatejo, num cartel com as reses de Oliveira Irmãos.

 

 

A partir de 29 de Maio de 1988 em Almeirim, lidou um toiro da ganadaria Condessa de Sobral, que foi oponente da sua alternativa. A passagem a cavaleiro profissional foi concebida pelo cavaleiro Fernando Salgueiro (padrinho de alternativa), tendo sido testemunhas João Moura, Paulo Caetano e Joaquim Bastinhas.

 

João Salgueiro é indiscutivelmente um dos toureiros mais apreciados pelos aficionados, e a sua forma de tourear e regularidade ao longo da sua grande carreira faz deste homem uma figura indiscutível do toureio a cavalo internacional. Os seus triunfos ano após ano fazem deste cavaleiro um génio do toureio a cavalo que já ganhou lugar ao lado daqueles que marcaram os aficionados.

 

Salgueiro, J. (2010). João Salgueiro. Página de facebook do cavaleiro João Salgueiro. Disponível em: https://www.facebook.com/pages/Jo%C3%A3o-Salgueiro/398511790760. Consulta efectuada a 6 de Dezembro de 2013.

 

Touro e Ouro (2011). João Salgueiro. Disponível em: http://www.touroeouro.com/index.php/person/view/info/3/. Consulta efectuada a 6 de Dezembro de 2013.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário