quarta-feira, 31 de julho de 2013

Tourada à Corda como Potencial de Saber




Texto e fotografia: Pedro Correia

 

As touradas à corda serão apenas um divertimento e forma de convivo da sociedade? A resposta é claramente não, esta festa da tourada à corda, que é tipicamente terceirense envolve muito mais do que uma socialização. Nestes costumes tauromáquicos existem ritos, compõe-se associações históricas, hábitos, ou até, podem-se relacionar com caracterização de estilos de vida e à personalidade das pessoas do meio onde-se insere desta cultura. Através da liberdade inserida sobre o festejo taurino popular que é a tourada à corda, cultiva-se a paixão que leva ao conhecimento do toiro em todas as suas vertentes, da lide do animal, dos acontecimentos ou rito, da boa disposição, da simpatia, do bem receber e conviver, etc.

 

 

O resultado desse culto de conhecimento transpira nestas ilhas de bravos, onde está um toiro ou algo relacionado com este animal idílico. No entanto, os meios de comunicação social dão uma visibilidade a cada cidadão de grande impacto, mostrando pormenorizadamente, que, esse saber do culto taurino está bem enraizado, muitas vezes com qualidade acima da média e potencial de desenvolvimento.

 

 

Na grande rede social que é o Facebook, inúmeros grupos e páginas nascem relacionadas com a festa brava açoriana. Entre estes locais da internet, destacamos hoje em Toiros & Açores, o grupo Aficionados Verdadeiros (disponível em: https://www.facebook.com/groups/113372548836201/?fref=ts), que tem-se mostrado como um cantinho na web que mostra com eficácia, a diversidade daquilo que é a tauromaquia, a partir da ilha Terceira. Esta página de interesse gerida pelo aficionado André Monteiro, natural da Praia da Vitória, é um ponto a ser visitado no Facebook, onde muitas vezes pode ler bonitas quadras taurinas escritas pelo próprio gestor da página. Visto que, acreditamos no trabalho desenvolvido pelo André, convidamos este jovem aficionado a fazer parte da equipa de Toiros & Açores, e que, aceitou prontamente a nossa solicitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário