sábado, 10 de agosto de 2013

Praia da Vitória - Fim de Ciclo 2013




 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

Findada a corrida de toiros, concurso de ganadarias das festas da Praia da Vitória, veio a ultima tourada de praça da época 2013 na ilha Terceira. Criticas boas e menos boas surgem nas mais diversas opiniões, contudo, e tal como as divergências, houve de facto momentos bons e outros menos bem conseguidos.

 

Em análise à corrida que ocorreu a 5 de Agosto, uma praça cheia para assistir a uma tourada, cujos exemplares das ganadarias Rego Botelho, José Albino Fernandes e João Gaspar tiveram apresentação quanto baste, destacando-se as estampas do numero 332 de ferro JAF e o 145 ferro IT propriedade de JG, que arrecadou no final prémio de bravura e apresentação.

 

 

Nas lides a cavalo Rui Lopes fechou o ciclo terceirense de 2013 em grande, arrecadando o prémio de melhor lide na tourada em questão, evidenciando o grande momento que os toureiros da terra atravessam. Nas pegas o prémio ficou para Manuel Pires dos amadores do Ramo Grande que se fechou bem à córnea ao segundo intento.

 

 

Destacou-se também uma presença valente dos forcados do Aposento de Turlock, que mostraram uma grande galhardia durante a sua participação, nomeadamente na pega ao segundo toiro da tarde, como se pode constatar na imagem. Não menos importante foi a prestação dos amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense com duas pegas de grande nível, nomeadamente a de José Vicente. Infelizmente o menos da corrida fica-se pela ausência da entrada das vacas de chocalho no fim das lides dos seis toiros, ficando assim o espectáculo, ou rito português (se assim o pretenderem chamar) amputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário