quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ganadaria Humberto Filipe



O seu nome completo é Filipe Humberto Lourenço de Sousa e é residente na freguesia das Cinco Ribeiras (Ilha Terceira). Formou a sua ganadaria em 1983 com vacas de José Albino Fernandes e Ezequiel Rodrigues e um semental do primeiro ferro. Posteriormente adquiriu toiros da ganadaria de Victor Mendes e novilhos de Duarte Pires.


 Este ganadeiro, mais conhecido por Humberto Filipe, tem uma simpatia conhecida em toda a ilha. Actualmente a ganadaria do "Ti Humberto" está inscrita na Associação Regional de Criadores de Toiros para a Tourada à Corda e goza de grande popularidade, não só através do seu ganadeiro, mas também das histórias que os seus toiros tem propiciado nas tipicas touradas à corda.

Nos ultimos anos destacam-se toiros como o 77 pelo sentido que tinha na estrada, o 52 pela sua imponência, o saudoso 64 pelos seus saltos, entre outros animais que diliciaram as pessoas que tiveram a opurtunidade de os ver.



Baseado em:



Associação Regional de Criadores de Toiros para a Tourada à Corda (ARCTTC). Ganadaria de Humberto Filipe in: http://www.toiroscorda.com/antigo/index.php?op=gan9.

Ortins, I. (1998) Ganadarias Terceirenses - Ganadaria de Filipe Humberto Sousa. Revista Festa na Ilha nº2; 24-25pp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário