segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Porque é que a maioria dos toiros bravos tem a pelagem negra?




É comum ouvir a questão: Porque é que a maioria dos toiros bravos tem a pelagem negra? Tal como este imponente exemplar da ganadaria terceirense de João Gaspar. Algumas pessoas chegam mesmo a pensar que os indivíduos desta raça de bovinos, apenas apresentam coloração negra.

 

A raça brava de lide apresenta uma diversidade cromática na pelagem muito grande, não só porque a selecção sobre os seus indivíduos é muito direccionada para características comportamentais, mas também porque esta raça possui uma origem muito diversa com base nas raças autóctones ibéricas (Cid, 2001; Cortés, 2008; Domecq, 2009 e UCTL, 2011).

 

A pelagem negra é comum nos indivíduos de raça brava, porque embora existam várias origens na constituição da raça brava, há uma que predomina em quase todas as ganadarias actuais. Esta origem comum tem o nome de da Casta Vistahermosa, assim provam dados genealógicos das ganadarias bravas descritos por Lucas (2006) e UCTL (2011), bem como investigações científicas na área da genética do toiro de lide levadas a cabo por Cortés (2008).

 

 

_______________________________________________

Baseado em:

 

·         Cid, P. S. (2001). O Exterior dos Bovinos das Raças Autóctones. Edições Garrido.

·         Cortés, O. (2008). Análisis de la variabilidad genética en la raza bovina de lidia utilizando información molecular . Universidad Complutense de Madrid. Tese com vista a obtenção do grau de doutor. Disponível em: http://www.ucm.es/info/genetvet/Variabilidad_genetica_toro_Lidia_Tesis_O_Cortesr.pdf.

·         Domecq, J. P. (2009). Del Toreo a la Bravura. Alianza. Madrid. 23-140pp.

·         Lucas V. (2006). Ganadarias Portuguesas. Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide.

·         U.C.T.L. (2011). Union de Criadores de Toros de Lidia – Temporada 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário