quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Feira Nacional da Agricultura/ Feira do Ribatejo






Texto e fotografia: Pedro Correia






Na primeira metade do mês de Junho, a cidade de Santarém, em pleno Ribatejo, recebe um dos maiores eventos da agricultura portuguesa. A Feira Nacional da Agricultura, que antes se fazia no Campo Emilio Infante da Câmara, atualmente é realizada no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, mais conhecido por CNEMA. Este é um certame que alberga uma grande diversidade cultural de todo este Portugal. Tauromaquia, folclore, exposições de artesanato, gastronomia de várias regiões portuguesas, empresas na sua grande maioria do ramo agrícola e pecuário, escolas agrícolas, eventos de desporto e lazer, concertos, etc., compõem um certame, que vale a pena visitar.






O dia grande da feira é o 10 de Junho, dia da nação vivido com grande intensidade nos interiores e exteriores do CNEMA. Impressionante, é ver um autêntico plutão de campinos em formatura para receber órgãos máximos do governo português às portas do recinto da feira. A 10 de Junho Santarém torna-se o Olimpo da agricultura de Portugal, repleta dos seus guardiões campinos.






Os campinos, símbolo incontornável ribatejano, acabam por ser os senhores desta feira, pois em paralelo ao certame nacional, esta também é a Feira do Ribatejo. Homens do campo trajados a rigor, de pampilho em punho, sobre os seus cavalos, passeiam diariamente paradas de cabrestos, fazem provas de destreza e acercam-se às tasquinhas para que no alto dos seus cavalos, recebam dos taberneiros um copo de água-pé, vinho, cerveja ou sangria, para matar o desconsolo.






Na grande maioria das noites, centenas, ou a bem dizer, milhares de pessoas acercam-se às bancadas e manga do recinto da feira, para assistir ao cómico evento da mesa da tortura, que antecede largadas com toiros a imporem perigo eminente. No recolher de cada toiro os campinos a pé ou montados a cavalo entram em ação com as suas paradas de cabrestos de beleza e doma irrepreensível. Tanto na entrada como na saída destes valorosos homens, as gentes arredam-se para os deixar passar, como se estendessem passadeira vermelha a um rei do Ribatejo.






Neste ano de 2013, entre 8 e 16 de Junho, em que a Feira Nacional da Agricultura comemora os seus 50 anos, caso tenha oportunidade de a ver, não falte, pois este é um evento com uma diversidade cultural portuguesa ímpar, e que vale a pena ser visto e apreciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário