sábado, 21 de julho de 2012

Ganadaria de Rego Botelho



Toiros como os “Guardas” da ganadaria terceirense de Rego Botelho, colocaram bem alto o nome desta prestigiada casa ganadeira insular. A qualidade dos exemplares desta ganadaria nos últimos anos tem contribuído de modo significativo para o aumento de prestígio do nome Rego Botelho na tauromaquia nacional.


A presença na praça de toiros do Campo Pequeno em Maio de 2011, bem como a prestação dos seis toiros corridos na arena de Lisboa, e os prémios de melhor toiro e melhor corrida na capital portuguesa, arrecadados na época taurina do mesmo ano, demonstra o investimento e esforço efectuado pelos proprietários da ganadaria Rego Botelho.

Por outro lado, o investimento para promover o melhoramento genético realizado na ganadaria de Rego Botelho, bem como em outras ganadarias açorianas tem contribuído de forma muito significativa, para a qualidade dos cartéis das corridas nos Açores nos últimos 20 anos, permitindo assim, trazer como maior facilidade à região, toureiros de renome internacional.

A ganadaria de Rego Botelho, que estará hoje representada com um toiro, num festival dos Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, na praça de toiros da Ilha Terceira, foi fundada no ano de 1953, através da aquisição de reses bravas de ganadarias da ilha Terceira, nomeadamente a de Castro Parreira e Pedro Parreira. Em 1960 é aumentada com vacas de outra ganadaria terceirense, a de José Dinis Fernandes e um semental da ganadaria de Pedrosa (encaste Gamero Cívico – Pinto Barreiros).


Em 1979, a ganadaria compra sementais e vacas de Ribeiro Telles (encaste Gamero Cívico – Pinto Barreiros), Rio Frio (Casta Portuguesa X encaste Gamero Cívico – várias procedências) e Samuel Lupi (encaste Murube)., Oliveira Irmãos (encaste Gamero Cívico – Pinto Barreiros) e Brito Paes (encastes: Soler X Cabral Ascenção X Gamero Cívico – Pinto Barreiros). Mais tarde, são acrescentadas vacas de Simão Malta (encastes: Gamero Cívico – Pinto Barreiros X Cabral Ascenção X Soler X Domecq) e vacas e sementais de Jandilla (encaste Domecq).


Actualmente a ganadaria é composta por dois grandes núcleos, um composto por “vacas da terra” cuja sua finalidade principal destina-se a produzir toiros para a tourada à corda e outro núcleo de animais em que domina a procedência Jandilla de encaste Domecq, como é o caso do imponente toiro quatreño que aparece na imagem anexada ao texto.

  
_____________________________________________

Baseado em:

  • ·        Associação Regional de Criadores de Toiros para a Tourada a Corda (2006). Ganadaria Rego Botelho. In: http://www.toiroscorda.com/antigo/index.php?op=gan13. Consulta efectuada em 20 de Julho de 2012.
  • ·         Lucas V. (2006). Ganadarias Portuguesas. Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lid
  • ·         Ortins I. (1997). Ganadarias Terceirenses - Ganadaria de Rego Botelho. Revista Festa na Ilha. 1:20-22.
  • ·         U.C.T.L. (2011). Unión de Criadores de Toros de Lidia – Temporada 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário