terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fotografar - Parar, Templar e Mandar




Derechazo, é um dos passes de toureio que o toureiro utiliza mais frequentemente com a muleta durante a faena. O seu nome deve-se ao facto de ser executado pela mão direita.

Esta imagem foi captada durante uma faena de Ruben Pinnar a um toiro de Rego Botelho, na Feira Taurina de S. João de 2009. Embora tenha várias fotos da faena esta foi a que mais se destacou. Não pela qualidade de cor e focagem, pois as condições de luz não eram as melhores, destacou-se pela proximidade entre toiro e toureiro.

Alguns toiros, não permitem ao toureiro uma proximidade maior. Por vezes, são pormenores técnicos dos toureiros que fazem aumentar as distâncias. No entanto, quando há faenas com as distancias mais curtas, por vezes tiram-se fotos sem conta, sem ter o factor da proximidade entre toiro e toureiro em conta, retirando à foto o potencial que poderia ter.

Captam-se imagens nos diferentes tempos do toureio (Parar, Templar, Mandar) e a proximidade toureiro versus toiro, varia consoante as fases dos passes, em que cada um destes tempos é mais evidente. Julgo que ganhar conhecimentos de toureio e toiro, é óptimo auxilio para obter fotos mais expressivas, bem como antecipar as acções.

No meio de um largo número de fotos desta faena, encontrei esta imagem, que julgo ter conseguido destacar a proximidade entre os intervenientes. Quanto ao passe em si, o toureiro prepara-se para deixar o toiro nos terrenos que pretende, isto é, está mais evidenciado, o tempo de mandar na investida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário