sexta-feira, 30 de março de 2012

A Marca de uma Ganadaria Brava - Irmãos Toste


Foram vários os nomes que fizeram história no seio das ganadarias bravas da ilha Terceira. A ganadaria de Irmãos Toste foi fundada em 1995 pelos irmãos José e Oldemiro Toste, da freguesia do Cabo da Praia. Em cerca de 15 anos de existência, esta ganadaria e os seus representantes, colaboraram de forma benéfica para o desenvolvimento da festa brava regional.

Embora hajam ganadarias na ilha Terceira que se dediquem exclusivamente à criação de toiros bravos destinados à tourada à corda e outras que conseguem também efectuar a produção de animais para lide em praça em paralelo com os festejos populares típicos da ilha, a ganadaria de Irmãos Toste tinha um efectivo cujo o destino final era a corrida de toiros. Da sua vacada oriunda nas ganadarias portuguesas de Paulo Caetano, Samuel Lupi, Rio Frio e Simão Malta, saíram toiros de muito boa nota, que muitas vezes arrecadaram na Praça de Toiros da Ilha Terceira, os prémios de melhor toiro e melhor apresentação. Em poucos anos a ganadaria de Irmãos Toste tornou-se uma das mais famosas da ilha.

Hoje em dia, grande parte do efectivo da ganadaria de Irmãos Toste está dividido entre as novas ganadarias terceirenses de João Gaspar e Nelson Toste.

Escreveu-se assim mais um capítulo das ganadarias bravas da ilha Terceira. Agora, apenas podemos recordar as qualidades dos toiros de pelagens variadas, característica típica das reses bravas da ganadaria de divisa azul e amarela dos ganadeiros do Cabo da Praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário