sábado, 7 de abril de 2012

Características do Toiro de Lide I - Comportamento e Capacidades Físicas




No passado dia 31 de Dezembro de 2011 o blog Toiros&Açores publicou um artigo cujo título era “Varas de Sustentabilidade”. No referente texto abordou-se a importância que a técnica da sorte de varas tem sobre a raça brava como método fundamental para a busca do caracter base destes bovinos, a acometividade. Esta característica baseia-se na acometida perante uma série de estímulos provocados pelo picador e, ou pessoa que dirige a tenta.



Com a evolução do toureio ocorrida ao longo dos tempos, bem como da corrida de toiros, as ganadarias bravas tiveram a necessidade de seleccionar os seus animais de acordo com um maior número de características, para além da acometividade.



As diferentes características que são procuradas actualmente no toiro de lide, são alvo de grandes discussões entre as gentes que seguem a cultura tauromáquica de perto. Contudo qualquer ganadeiro tem, ou deve ter em mente um tipo de toiro, que cumpra uma série de características.



Para passar uma informação credível e de certo modo, fácil de interpretar, deixamos aos nossos visitantes algumas características que podem facilitar a compreensão do desempenho de uma rês brava, durante uma tenta, ou lide. É importante não esquecer que através do toureio a pé e sorte de varas que se conseguem efectuar estímulos mais reais e de grau de dificuldade superior, que permitem uma observação mais detalhada das características referidas em seguida:

1-    Mobilidade: Aspectos positivos - actividade constante, com galope (investida com tranco), investidas ritmadas e sempre que solicitadas (recorrido), agilidade e velocidade. Aspectos negativos – mobilidade escassa e com pouca agilidade.

2-    Acometividade: Aspectos positivos - arrancar-se com prontidão e decisão (investida alegre), a galope de forma intensa sempre que citado/ estimulado. Aspectos negativos – Lento, ou tardo a reagir ao cite ou estimulo (pouca prontidão), investida pouco intensa.

3-    Fixar-se (termo taurino – Fijesa): Aspectos positivos - Persistência da atenção visual e auditiva durante toda a lide direccionada a todos os estímulos que recebe. Aspectos negativos – distraído, isto é, não se fixa nos enganos, por vezes caminha olhando em todo o seu redor, e ou mantém-se com a cara alta.

4-    Investida ao cavalo de picar com classe: Aspectos positivos - investir ao cavalo de picar humilhando (movimento de execução da colhida com a cabeça) e empurrar com força. Aspectos negativos – investir com a cabeça alta (poderá ocorrer por limitações físicas), sem ritmo, sem empurrar sair solto do cavalo (fugir, ou procura de terrenos de defesa – querença), raspar o solo e não repetir a investida.

5-    Investida aos enganos com classe: Aspectos positivos - investir aos enganos com classe, ou seja, humilhando e dobrando-se sobre o pitón (corno/ haste) em que aparece o engano (para esta definição também utiliza-se o termo meter a cara). Potenciar a força da investida com a zona dos rins, ter investida ritmada e terminar o movimento de uma potencial colhida sobre os enganos (rematar a investida). Aspectos negativos – investir com a cabeça alta (poderá ocorrer por limitações físicas), sem ritmo, sair solto dos enganos (fugir, ou procura de terrenos de defesa – querença), raspar o solo e não efectuar investidas completas (não remata a investida).

6-    Codícia (Termo taurino – Fiereza): Aspectos positivos - Fiereza pode ser considerada agressividade combativa e codicia durante toda a lide. O termo fiereza também pode ser designado para caracterizar um aspecto de fera que pode ser transmitido através do aspecto físico e, ou investida. Aspectos negativos – demonstrar falta de agressividade e combatividade, o que pode fazer parecer um animal mais dócil.


7-    Nobreza: Aspectos positivos - Investida clara e franca, previsível de acordo com os estímulos que são transmitidos ao toiro. Aspectos negativos – investir de forma brusca, imprevisível, não obedecendo aos enganos. Características muitas vezes associadas a uma bravura defensiva e acobardada definida por génio.

8-    Força: Aspectos positivos - Deverá ter vigor, robustez e resistência durante toda a lide. Aspectos negativos – investidas brandas, demonstração de fadiga e esgotamento.

9-    Aspecto Vivaz ou Transmissão: Aspectos positivos - ser activo e vivo de modo a provocar emoção no público. Aspectos negativos – toiro pouco activo, muitas vezes designado por sonso.

10- Crescer-se: Aspectos positivos - aumentar a capacidade de acometividade e pujança quando é castigado. Aspectos negativos – decrescer a capacidade de acometividade e a sua pujança após o castigo. Geralmente toiros fogem, refugiam-se em tábuas, ou reagem aparentemente de forma mais dolorosa aos castigos.



Na imagem um exemplo magnífico de uma vaca brava da antiga ganadaria de Irmãos Toste a investir ao cavalo de picar do picador José Faveira com a cara bem colocada, a efectuar força e a resistir de forma valente à barreira (cavalo com peito de picar) e castigo infringido.



Informação baseada em :

Domecq, J. P. (2009). Del Toreo a la Bravura. Alianza. Madrid. 23-140pp.

Gordon R. G.G., Barrios A. J. (2004). ESCALA DE EVALUACIÓN DE LA BRAVURA PARA BOVINOS DE LIDIA (EBL - 10). Revista de Estudios Taurinos Nª 18.

U.C.T.L. (2011). Unión de Criadores de Toros de Lidia – Temporada 2011. P. 467-482

Nenhum comentário:

Postar um comentário