sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes






Formada em 1967 pelo Sr. José Albino Fernandes famosa, a ganadaria terceirense da Casa Agrícola José Albino Fernandes, é conhecida como a “ganadaria rainha das touradas à corda.



Desde o ano de fundação até 1995 a ganadaria era composta por uma vacada com influências de famosas ganadarias antigas portuguesas como as de Terré, Emilio Infante da Câmara, António Barbeiro e Plácido Irmão, Lampreia, Gama, Barata e Nechas, e Pinto Barreiros. Grande parte destes animais com origens na Casta Portuguesa, encastes Pinto Barreiros, Tamarón, Murube e inclusive Saltillo ou Santa Coloma. Grande parte deste efectivo, foi adquirido no ano de 1971 às ganadarias terceirenses Castro Parreira e Manuel Almeida (antes José Dinis Fernandes, o pai do ganadeiro José Albino Fernandes).



Com o intuito de alargar horizontes, em 1995 a ganadaria da “Quinta do Leão” em S. Carlos adquiriu vacas e sementais de Ortigão Costa (linha antiga – Guardiola, encaste Gamero Cívico X Duque de Tovar, encaste Santa Coloma) com o intuito de ter presença regular nas corridas de toiros açorianas.



Em 2001 continua o investimento num efectivo dirigido às praças na compra da ganadaria terceirense de José Eduardo Fernandes Silva, que possuía um efectivo com procedência na ganadaria Brito Paes (encastes Pinto Barreiros e Cabral Ascensão). Nos últimos anos têm sido introduzidos animais da ganadaria de Falé Filipe (encastes Domecq e Torrestrella).

A ganadaria mantém duas linhas distintas, a formada até 1995 direccionada para as touradas à corda e o investimento executado a partir do mesmo ano com o intuito de abranger as corridas de toiros.



Na corda vários são os toiros que tem feito história pelos caminhos da ilha, como é o caso do famoso toiro nº38 conhecido por “Elisa”. Em praça tem sido das ganadarias que mais prémios tem obtido, nomeadamente nos melhores toiros para a lide a cavalo, no entanto, em 2008 obteve o prémio de melhor toiro lidado a pé no concurso de ganadarias da Feira Taurina de S. João, o toiro nº 214.



Este ano tem sido várias as touradas à corda que se tem realizado com os toiros desta ganadaria. Na Feira Taurina de S. João serão lidados 6 toiros, dois na corrida concurso de ganadarias de dia 24 de Junho e quatro na corrida mista do dia 25 de Junho, todos destinados à lide a cavalo.



Na imagem um toiro da ganadaria para a Feira Taurina de S. João 2012 à manjedoura.





Baseado em:

·         Associação Regional de Criadores de Toiros para a Tourada a Corda (2006). Ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes. In: http://www.toiroscorda.com/antigo/index.php?op=gan2

·         Lucas V. (2006). Ganadarias Portuguesas. Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide.

·         Ortins I. (1997). Ganadarias Terceirenses - Ganadaria da Casa Agricola José Albino. Revista Festa na Ilha. 1:21-23.

·         U.C.T.L. (2011). Unión de Criadores de Toros de Lidia – Temporada 2011.

2 comentários:

  1. so uma pequena retivicação em 2008 ganhou com o toiro 214 a premio a lide apeada na corda ba touradas dos celeiros o 107 e na comemoração dos 35 anos dos forcados TTT bravura com o toiro 176 em 2008

    ResponderExcluir