sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Pega - Ao Sopé ou À Meia Volta…






Texto e fotografia: Pedro Correia





Quando os forcados têm pela frente toiros que causam grandes dificuldades nas pegas, as distâncias tendem a diminuir entre o cara, ou pegador como refere Almeida et al. (1953), em relação à rês brava de tentativa para tentativa, bem como, entre os elementos do grupo. O intuito é de tentar ou evitar dificuldades impostas pela investida do toiro que condicionam a concretização da pega da melhor forma.





Muitas vezes, para resolver estas situações, um peão de brega ou outro forcado distrai o toiro nas tábuas, ou trincheira, para o grupo aproximar-se do toiro sem que este dê conta, de modo a encurtar as distâncias. Quando a rês se virar, chamada pelo forcado da cara, o pegador cai quase de imediato na cara do toiro, tendo este apenas a hipótese de investir com poucos passes. Este tipo de pega de caras, é habitualmente designada por pega à meia volta, ou também pega ao sopé (Almeida et al., 1953).




Bibliografia:



  • ·         Almeida, J. D; Perez, R; Nunes, L; Baptista, F. (1953). História da Tauromaquia Técnica e Evolução Artística do Toureio. Artis, Lisboa. I volume: 249-288


Nenhum comentário:

Postar um comentário