sábado, 16 de fevereiro de 2013

Fotografo Taurino da Ilha Terceira – Samuel Fagundes




Texto: Pedro Correia

Fotografias: André Fagundes e Samuel Fagundes



Samuel Fagundes é um jovem fotógrafo e aficionado terceirense, residente na cidade da Praia da Vitória, que nos últimos sete anos tem vindo a desenvolver trabalhos de beleza impar, através das máquinas fotográficas que lhe passam pelas mãos. Foi com uma máquina compacta da Kodak, que em 2006 iniciou a fotografia amadora fazendo posts no seu blog pessoal alojado em http://www.toirosterceirasf.blogspot.com. Formou-se na área da multimédia e hoje faz trabalhos belíssimos com o auxílio de material profissional da Nikon.






Em 2007 depois de conhecer o pastor Hélder Andrade da ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes, teve o privilégio de em grande parte dos seus sábados ir fotografar os toiros da divisa terceirense verde e vermelha. O grande número de fotografias desta ganadaria, fez com que criasse um blog fotográfico alusivo à mesma alojado em http://ganadariajaf-sf.blogspot.pt/. Este espaço na internet viria a ser fundamental no seu lançamento como fotografo. 




Não se limitando apenas a uma ganadaria, atualmente Samuel Fagundes faz fotografia em qualquer casa de criação e toiros bravos, ou qualquer outro local onde a tauromaquia seja temática central. Essa expansão foi um dos motivos para que em 2008 desenvolvesse o blog Fieros em http://samuelfagundes-fieros.blogspot.pt/,e que, recentemente passou única e exclusivamente para a rede social do facebook com o nome de Fieros - Samuel Fagundes.





Em 2009 procurou formação na área da fotografia, ingressando num curso profissional de Técnico de Multimédia, considerado na época de nível III (equivalente ao décimo segundo ano), na Escola Profissional da Praia da Vitória. Hoje colhe os frutos de disparos amadores e do seu percurso de formação, através do trabalho como profissional na fotografia, nos estúdios de Click Ernesto Photography.





Como já referimos, este fotógrafo, que o poderíamos enquadrar naquilo a que se designa de fotografia taurina, tem uma vasta experiencia tanto em fotos de campo, nomeadamente em ganadarias açorianas, mas já tendo passado pela de Romão Tenório em Portugal continental, assim como em touradas à corda em qualquer arraial, ou de praça, fotografando sobre as arenas da Praça de Toiros da Ilha Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e em Espanha (Atarfe e Olivenza).





Embora fotografe de tudo o que diz respeito à festa brava, ir ao campo, aproximar-se lentamente dos toiros e fotografar durante muito tempo é um dos seus maiores gostos. O fotógrafo terceirense que recentemente iniciou aprendizagem em equitação no Centro Equestre Ilhéu e apoia alguns trabalhos dos forcados amadores do Ramo Grande, confessa que pessoalmente a fotografia a preto e branco é lhe muito atrativa. No entanto, realça que está sempre em busca de marcar a diferença em cada imagem que consegue reproduzir através das suas objetivas.


2 comentários:

  1. Um fotógrafo que nos dispensa a sua amizade, um amigo de contar. Desejo-lhe um próspero futuro.

    ResponderExcluir
  2. Sra. Fátima Albino,

    Antes de mais agradecemos a sua participação ativa nestes ultimos meses em Toiros & Açores, na esperança de a ter por estes lados mais vezes.

    O Samuel com o trabalho que tem desenvolvido seguramente tem um futuro coeso e seguro pelas andanças da fotografia taurina, onde a Casa Agricola José Albino Fernandes teve um grande contributo.

    Com os melhores cumprimentos,

    O administrador de Toiros & Açores

    ResponderExcluir