terça-feira, 12 de março de 2013

Aos “Galhos” do Toiro

 
Texto e fotografia: Pedro Correia
 
Nas ilhas dos Açores onde a tauromaquia está enraizada, as crianças tem o hábito de brincar aos toiros. Uma brincadeira que no decorrer dos anos interioriza-se no coração de alguns açorianos e que os leva a participar regularmente nas touradas à corda como capinhas.
 
 
A participação arriscada e desinteressada dos homens que vão aos “galhos” do toiro, pode se traduzir em danos físicos que podem colocar em risco a vida pessoal, profissional, e até a própria vida destas pessoas. Há que realçar, que os homens que regularmente actuam como capinhas nas touradas à corda nos Açores têm essa percepção de risco, tal como referiu recentemente Mendonça (2012) num estudo efectuado na Universidade dos Açores.
 
 
Em conclusão, queremos salientar a importância dos capinhas nas touradas à corda, e ao mesmo tempo o risco pessoal que correm, por vezes pouco compreendido e valorizado pelos outros grupos de pessoas que intervêm na tourada à corda.
 
 
Bibliografia:
 
  • Mendonça C. A. O. (2012). PERCEÇÃO DE RISCO DOS INTERVENIENTES NAS TOURADAS À CORDA NA ILHA TERCEIRA-AÇORESPORTUGAL. Dissertação de Mestrado em Engenharia do Ambiente. UNIVERSIDADE DOS AÇORES - Departamento de Ciências Agrárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário