sábado, 30 de março de 2013

As Distâncias ao Cavalo

 
 
 


Texto e fotografia: Pedro Correia
A colocação das reses bravas em frente ao cavalo nas tentas, assim como tudo o que ocorre durante o tentadeiro é da ordem do ganadeiro. De acordo com essas ordens evocadas pelo ganadeiro, a distância em que as reses ficam colocadas em relação ao cavalo do picador, pode variar, mas por norma ela vai aumentando (Martín, s/d).
 
Contudo, alguns ganadeiros também defendem que os animais devem ser estimulados a investir de distâncias mais curtas, como refere Oliveira (2012). Os ganadeiros que defendem esta teoria, justificam na medida em que uma ganadaria que seleccione apenas com os animais a investir de distância longa, tem dificuldade que as gerações futuras invistam em distâncias curtas (Oliveira, 2012).

 
Segundo Campuzano (2012), esta prática de picar em distâncias longas e curtas, que é muito frequente em ganadarias portuguesas, não tem sentido. O mesmo autor defende que há uma relação entre a bravura dos toiros com a maior distancia com que estes investem aos estímulos que lhes são ministrados.

 
 
Bibliografia:
  • Campuzano, T. (2012). Comunicação pessoal sobre o tentadeiro e comportamento do toiro de lide.

  • Oliveira, I. (2012). Comunicação pessoal sobre o tentadeiro e comportamento do toiro de lide.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário