domingo, 24 de março de 2013

As Liras dos Açores



Texto e fotografia: Pedro Correia

 
Quando as hastes dos bovinos crescem para cima e as pontas tem a tendência de virar para fora, diz-se que estes animais tem a cornamenta em lira. Esta forma que Cid (2001) considera espectacular e que parece surgir com maior tendência nas fêmeas do que nos machos, é particular de alguns encastes da raça Brava de Lide, e surge frequentemente nas ganadarias açorianas.

 

As córneas em forma de lira nos Açores são muito frequentes nas fêmeas das vacadas de várias ganadarias, cujos seus produtos são maioritariamente destinados à tourada à corda. Esta vaca séria da ganadaria de Eliseu Gomes, é apenas um exemplo do que se pode encontrar nesta mesma ganadaria e outras, tais como Casa Agrícola José Albino Fernandes, Rego Botelho, etc.

 

A semelhança desta característica, assim como outros caracteres morfológicos e também comportamentais, são pormenores detectados à vista por qualquer pessoa e que sugerem que há uma ligação entre as várias ganadarias açorianas, que pode ser observada pelo estudo genealógico em ARCTTC (2006) e Lucas (2006), ou genético em Correia (2012).

  

A tendência de surgirem características comuns entre as ganadarias, tal como as formas das córneas como são as hastes em lira, permite tomar a percepção que existe nos Açores uma linha diferenciada da raça Brava de Lide. A existência  de uma linha distinta, que os ganadeiros crêem existir, tal como refere Ferreira (2007), tem uma importância fulcral ao nível da estrutura específica da raça Brava de Lide, no melhoramento genético das ganadarias açorianas, e do ponto de vista cultural agro-pecuário e taurino dos Açores.

 

 

Bibliografia:

 

  • Associação Criadores Regional Toiros para a Tourada à Corda, A.R.C.T.T.C. (2006).Ganadarias.In:http://www.toiroscorda.com/antigo/index.php?op=ganadarias.Consulta efectuada a 4 de Outubro de 2010.
  • Cid, P. (2001). O Exterior dos Bovinos das Raças Autóctones. Edições Garrido, 123 pp.
  • Ferreira, A. (2007). Toiros – Casta da Terra. Revista Festa na Ilha nº 11, 45pp.
  • Lucas, V. (2006) – Ganadarias Portuguesas 2006. Ed. Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Porto Alto, 30-150 pp

Nenhum comentário:

Postar um comentário