domingo, 10 de março de 2013

Duros Pastores




Texto e fotografia: Pedro Correia

 

Muitas vezes movidos por uma paixão às ganadarias, os pastores de gado bravo na ilha Terceira são intervenientes fundamentais, quer no mato, quer nos festejos taurinos, através do trabalho duro, pesado e perigoso que desempenham. Como referência da dureza do trabalho destes homens, nas suas mãos dos permanecem as mazelas do dia-a-dia do campo, ou das cordas dos toiros nas touradas típicas da ilha.

 


Hoje em dia, o grande trabalho dos pastores nas touradas à corda passa por embolar e segurar a corda dos toiros. No entanto, em outros tempos, dada a ausência de guindastes, também eram estes homens que à força de braços com o auxílio de duas trancas em paralelo, colocavam as gaiolas dos toiros da carrinha para o chão e vice-versa.

 


Em tempos passados, em que os toiros iam a pé para os arraiais das touradas e depois aguardavam nos currais das freguesias, por vezes era necessário colocar o caixão de embolar em determinado local. Esta era uma tarefa que também era incumbida aos pastores e que pode ser vista todos os anos na freguesia do Porto Martins na simulação de uma tourada à corda à usança antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário