segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Momento do Forcado



 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

 

Os nossos visitantes assíduos já repararam que em Toiros & Açores há o hábito de pesquisar para criar informação. Em pesquisa pela internet deparamo-nos com uma publicação no blog do grupo dos Forcados Amadores do Ramo Grande, na qual se apresentava uma descrição sucinta e magnifica sobre os forcados.

 

 

De acordo com Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (2007) o texto encontrado num comentário é da autoria de uma mulher chamada Neuza, que descreve aquilo que o autor da página dos Amadores do Ramo Grande nomeia como “O Momento”.

 

 

"o homem que, a mãos limpas, abraça o toiro cara-a-cara e o domina sem artifícios.


 

No final de cada lide com o animal sozinho em praça, ouve-se um toque e um grupo de oito homens, saídos do meio de, pelo menos outros tantos, apoiam as duas mãos na trincheira e, em salto atlético, corpo empranchando sem tocar nas tábuas, voa literalmente para a arena, aterrando de pés firmes.

 

Há um silêncio palpável na praça!

 

Todos olham atentamente aquele que, sem ouro ou lantejoulas, sem vestidos de seda nem cetim, meia de renda branca e calções cor de areia, alguns já desgastados, camisa branca com gravata vermelha, sapatos ensebados, tendo uma larga cinta, o barrete verde debruado a vermelho e a jaqueta de ramagem.

 

Do silencio expectante do que se vai seguir, destaca-se do grupo um, que empunha o barrete e o ergue num brinde, enfia-o até ás sobrancelhas, desarmado e destapado, os restantes membros atrás escondidos pela sua figura e, fixa o toiro nos olhos e cita-o:

 

TOIRO!!! EEEEH TOIRO LINDO!!! TOIRO!!!

 

TOIRO! TOIRO! TOOOIRO!

 

O homem recua, o toiro avança e, já no momento da reunião quando o corpo lhe cai entre os cornos, saltam-se as mãos, abrem-se os braços e estreitam-se, homem e toiro!

 

O ÚNICO, O PORTUGUES DE RAÇA, O NOBRE, O FORCADO, O QUE, POR PRINCIPIO DE HONRA, NÃO RECEBE cachet POR ARRISCAR A VIDA!"

 

 

Citação de Neuza por Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (2007). FORCADO. Disponível em: http://gfarg.blogspot.pt/2007/12/forcado.html. Consulta efectuada em 16 de Março de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário