terça-feira, 30 de abril de 2013

O Toiro em Portugal IV - Difusão de Pinto Barreiros

 

 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

É comum ouvir falar na célebre expressão ganadeira portuguesa “…a ganadaria Pinto Barreiras é a mãe das ganadarias portuguesas…”. A usança desta expressão, que caracteriza a importância da ganadaria lusa de Pinto Barreiros, deve-se ao facto desta importante divisa contribuir na estruturação de grande parte das ganadarias portuguesas, tal como se pode constatar através de notas genealógicas dos livros de associações de ganadarias bravas portuguesas e espanholas (Lucas, 2006 e UCTL, 2011).

 

 

No entanto, as influências de Pinto Barreiros não se limitam a esta importante divisa lusa, já que houve ganadarias portuguesas que tiveram um papel importante na difusão do sangue Pinto Barreiros em Portugal, nomeadamente Oliveira Irmãos e Dr. António Silva (López del Ramo, 1991; López del Ramo 2002; Lucas, 2006 e UCTL, 2011). A grande fama obtida pela qualidade dos toiros destas ganadarias (Pinto Barreiros, Oliveira irmãos e António Silva) em praças lusas e espanholas foram determinantes para um aumento substancial da procura de reprodutores destas divisas. Exemplo claro deste furor foi o caso da ganadaria António Silva, que em duas corridas, com 15 toiros lidados, conseguiu vender o número impressionante de 11 sementais para importantes ganadarias portuguesas, tal como refere Burladero (2012)

 

 

A dispersão de Pinto Barreiros não se limitou a Portugal continental, e desde meados do século XX chegaram reprodutores desse sangue até aos Açores, por intermédio de várias ganadarias portuguesas, tais como, José Pedrosa, Ribeiro Telles, Rio Frio, Brito Paes e Oliveira irmãos (ARCTTC, 2006 e Lucas, 2006). No entanto, das duas grandes difusoras, Oliveira irmãos e António Silva, apenas a primeira influiu directamente na região insular portuguesa das 9 ilhas, segundo Silva (2011), pelas mãos do antigo ganadeiro da ilha Terceira José Dinis Fernandes, e por Rego Botelho em 1989, de acordo com Lucas (2006). Prova viva das influências de Oliveira Irmãos nos Açores, é este semental com ferro da famosa divisa de Portugal peninsular, que pasta na ganadaria terceirense de Duarte Pires.

 

 

Segundo Pimpão (2012), recentemente o “sangue” de Pinto Barreiros voltou a afectar as ganadarias terceirenses, nomeadamente a de Francisco Sousa, por intermédio de uma compra de vacas e semental do Engº Ruy Gonçalves (Encaste Gamero Cívico – Pinto Barreiros X Encaste Atanásio Fernandez), assim como um reprodutor da ganadaria lusa de São Torcato.

 

 

Para López del Ramo (1991) e López del Ramo (2002), o toiro de Pinto Barreiros, tem um protótipo próprio, com tendência a ser um animal mais fino, pequeno, cómodo de hastes e de maior nobreza, em relação ao seu encaste ancestral, o de Gamero Cívico, assim como, as restantes linhas derivadas deste importante encaste - Domingo Ortega, Clairac, Guardiola Soto e Samuel Flores. Tendo em conta a importância que a linha de Pinto Barreiros tem em Portugal, quer pelas considerações apontadas neste artigo, e pelas fortes influências que ocorrem de Domecq e Murube em Portugal no presente, poderiam ser avaliadas na profundidade as condições para determinar esta linha constituída no país luso como um encaste, que tem interesse de protecção.

 

 

Bibliografia:
  • Associação Criadores Regional Toiros para a Tourada à Corda, A.R.C.T.T.C. (2006). Ganadarias. In: http://www.toiroscorda.com/antigo/index.php?op=ganadarias. Consulta efectuada a 4 de Outubro de 2010.
  • Burladero, N. (2012). Duas corridas memoráveis da ganadaria do Dr. António Silva de 15 toiros lidados, venderam-se 11 para sementais! Novo Burladero, nº284:38-39.
  • Lucas, V. (2006) – Ganadarias Portuguesas 2006. Ed. Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Porto Alto, 30-150 pp.
  • López del Ramo, J. (2002). Las Claves del Toro. Espassa Calpe. 208-227 pp.
  • López del Ramo, J. (1991). Por las Rutas del Toro. Espassa-Calpe. 367-404 pp.
  • Pimpão, J. H. (2012). De Toiros - GANADARIA F.S. (CADELINHA) ADQUIRIU VINTE VACAS DE VENTRE E DOIS SEMENTAIS. Diário Insular, 17 de Outubro.
  • Silva, I. (2011). Ganadaria da Ilha Terceira – Casa Agrícola José Albino Fernandes. 1ª Edição. 313 pp.
  • U.C.T.L. (2011). Union de Criadores de Toros de Lidia – Temporada 2011.

 


Um comentário: