sábado, 13 de abril de 2013

Rematado

 



Texto e fotografia: Pedro Correia

 
Segundo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - DPLP (2013) rematado pode ser utilizado quando se dá o último ponto de uma costura, por se lhe dar a volta que o segura. Este termo também é empregue no meio taurino quando um toiro bravo tem as massas musculares no seu desenvolvimento máximo, mas não desequilibrado. Essa robustez física, confere ao toiro uma harmonia, que transmite um potencial de força, que é característico destes animais.

 
No entanto, de acordo com DPLP (2013) rematado também pode significar acabado, ou terminado. Nesse sentido, também se poderia conferir o termo de rematado, aos toiros que atingem auge da sua força e agilidade. Ou seja, uma idade compreendida entre os 4 e 6 anos de idade e com o desenvolvimento muscular potenciado ao máximo nível.



 

Na imagem, o toiro vencedor do prémio apresentação do concurso de ganadarias da Feira Taurina de São João em 2012, com o número do costado 131, pertencente à ganadaria de João Gaspar, e que ainda tinha o ferro da antiga casa de bravo terceirense Irmãos Toste, é um bom exemplo de um toiro açoriano bem rematado.
Bibliografia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário