quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tempos dos Toiros nas Touradas à Corda





Texto e fotografia: Pedro Correia

 

À semelhança às corridas de toiros, nas touradas à corda os toiros também são avaliados pela bravura que apresentam. Contudo, como limitação à expressão de bravura dos animais, está a condição física dos mesmos, que deve estar íntegra, para que os toiros possam responder positivamente aos estímulos, se forem realmente bravos.

 

Estudos desenvolvidos por Arellano (1997), e Griné, Grave e Silva (2002),citados por Griné (2004) demonstraram que durante lides em praça de 14,52 e 12,16 minutos, o tempo em que o animal se deslocava durante toda a lide não superava os 3,91 minutos. Estes resultados sugerem que os tempos em que o toiro está em movimento (passo, trote ou galope/ corrida), são reduzidos, podendo-se prever que este animal não tem grande capacidade de tolerar esforço físico com longos períodos de tempo

 

Embora nas touradas à corda não existam percas de sangue, há outras condições específicas deste evento que podem limitar as condições físicas dos animais em grande medida, tais como: O uso da corda pelos pastores, a acção dos capinhas, o deslocamento do animal quase constante do toiro sobre asfalto, muitas vezes a velocidades consideráveis com paragens bruscas que muitas vezes levam à deterioração dos cascos, tempos de permanência no arraial superiores a 15 minutos, o tipo de arraial, entre outros aspectos.

 

Todas estas condições e outras que requerem reflexão, são importantes para levar em consideração durante a construção de legislações aplicadas às touradas à corda. No entanto, em igual ponto de importância, são aspectos fundamentais que os intervenientes da tourada à corda devem ter em atenção, durante a sua actuação na tourada, ou em qualquer comentário sobre as qualidades ou defeitos de um toiro.

 

 

Bibliografia:

 

  • Griné, N. A. (2004). Investigação - As limitações do toiro para a realização de um esforço físico intenso. Revista Novo Burladero, nº 185 – 44.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário