sábado, 4 de maio de 2013

A Praça de Tentas

 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

A praça de tentas, ou tentadeiro, ambos os termos pretendem indicar o local onde se tentam, ou experimentam as reses bravas, para serem avaliadas as qualidades que os animais possuem. Estas instalações costumam localizar-se em zonas silenciosas e recatadas, já que a tenta é uma acção, que, por norma, exige silêncio (Buxadé et al., 1996). Embora as corridas de toiros sejam realizadas em locais ruidosos, Purroy (2003) refere a grande capacidade de distracção que as novilhas bravas possuem, para justificar o silencio necessário na maioria das tentas, justificando assim, a necessidade dos tentadeiros, ou praças de tentas serem localizados em sítios calmos e refugiados, como referido anteriormente pela citação de Buxadé et al., (1996). Mesmo assim, há ganadeiros que preferem fazer as tentas, com produção de ruídos na praça de tentas, para criar uma simulação do ambiente que ocorre nas praças de toiros (Purroy, 2003).

 

 

De um modo geral, antes de serem tentados, ou lidados em praça, os animais não devem passar na praça de tentas, já que a passagem pelo redondel pode promover o desenvolvimento de comportamentos inadequados aquando a realização da prova morfo funcional (tenta). Por isso, no projecto de construção de uma praça de tentas, bem como, dos currais anexos que servem de auxilio ao maneio do gado bravo, deve haver um estudo prévio para evitar a passagem dos animais pelo redondel durante o seu manuseio (Buxadé et al., 1996).

 

 

 

Bibliografia:

  • Buxadé, C; Sánchez, J.M.S; Alonso, M, E, V. (1996). ZOOTECNIA– Bases de Producción Animal. Tomo XI – Producciones Equinas y de Ganado de Lidia. Mundi-Prensa XI: 295-308.
  • Purroy , A. U. (2003). Comportamiento del toro de lidia EN EL CAMPO, EN EL RUEDO. Universidadd Publica de Navarra. 21-24.


Nenhum comentário:

Postar um comentário