quarta-feira, 15 de maio de 2013

O 77 de Humberto Filipe



 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

Filho do famoso toiro 52 e da vaca 49, o toiro número 77 da ganadaria de Humberto Filipe é um dos toiros mais famosos da ilha Terceira. De pelagem preta, curto das hastes e bisco do corno esquerdo, este toiro tem uma grande capacidade de se fixar, ou marcar quem dele se aproxima.

 

 

Depois da sua primeira corda no Pico da Urze em 2003, demonstrou qualidades elevadas. Revelou ser um toiro não com muita mobilidade enquanto caminha pelo arraial, mas a facilidade com que se fixa nas pessoas, a forma codiciosa como investe aos capinhas e como se revolve em curto à sucessão de passes que recebe, confere a este animal um perigo eminente, e uma dificuldade acrescida de ser capeado.

 

 

As suas qualidades despoletaram o interesse do ganadeiro, e, por isso, foi lançado às vacas para servir de semental. Segundo Sousa (2013), o toiro 77, tendo em conta a sua ascendência, é o resultado positivo da consanguinidade que existe nas ganadarias bravas. Por sua vez, este ciclo de cruzamentos consanguíneos arriscados, e típicos das ganadarias bravas, continua através da descendência do toiro 77, na genética do seu filho, o toiro 207 – puro em 2012 na freguesia das Cinco Ribeiras, e que já é semental da popular ganadaria Humberto Filipe.

 

 

 

Bibliografia:

Sousa, D. (2013). Comunicação pessoal sobre o toiro 77 da ganadaria Humberto Filipe.

 

 

2 comentários:

  1. Cinco estrelas, adoraria ver no futuro mais toiros com a sua história...Marco

    ResponderExcluir
  2. O proximo e o 232, estejam atentos

    ResponderExcluir