quinta-feira, 23 de maio de 2013

Trilhos dos Bravos


 
Texto e fotografia: Pedro Correia

 

As ganadarias bravas, como explorações agro-pecuárias em regime extensivo, necessitam de instalações próprias para o bom desenvolvimento do seu maneio. Contudo, a construção dessas instalações deve estar sujeita a um planeamento rigoroso, para que seja salvaguardada a segurança de pessoas e animais, assim como, o bom funcionamento de maneio.

 

No campo do bom funcionamento de maneio, é necessário ter em conta que, devem ser prestados cuidados, que para além de não promoverem danos nos animais, também não permitam o desenvolvimento do aparecimento de vícios, ou afecções do comportamento dos animais. É necessário entender, que por estas edificações resultarem em investimentos custosos, deve haver um projecto devidamente planeado que as rentabilize ao máximo.

 

Todos os cuidados executados, devem ser minuciosamente analisados, já que as reses bravas, isto é, os animais que lá vão ser manuseados, são dotados de elevada inteligência, podem reter memórias de más vivências devido à má construção do tentadeiro, influenciando assim pela negativa o comportamento da rês durante a sua lide. É necessário compreender, que a bravura é um caracter muito herdável, mas que todavia, sofre grandes modificações devido a pressões ambientais, às vezes incontroláveis pelo Homem. Nesse sentido o planeamento de construção do tentadeiro é um factor ambiental que pode ser controlado pelo Homem, e por isso merece especial atenção.

 

 

Baseado em:

Buxadé, C; Sánchez, J.M.S; Alonso, M, E, V. (1996). ZOOTECNIA – Bases de Producción Animal. Tomo XI – Producciones Equinas y de Ganado de Lidia. Mundi-Prensa XI: 295-308.

2 comentários:

  1. A que ganadaria pertence o tentadeiro?...Marco

    ResponderExcluir
  2. Caro Marco,

    Antes de mais devemos lhe agradecer a sua participaçção activa no blog através dos seus comentários.

    Em resposta à sua pergunta, o tentadeiro que surge nesta imagem pertence à ganadaria de Rego Botelho. Falamos do tentadeiro que está no interior da Caldeira Guilherme Moniz.

    Com os melhores cumprimentos e na esperança de o voltar a ter por estas paragens,

    O Administrador de Toiros & Açores

    ResponderExcluir