sábado, 6 de julho de 2013

Corridas de Toiros = Evolução




 Texto e fotografia: Pedro Correia

 

A corrida de toiros é uma manifestação cultural, que, está relacionada com a identidade dos povos. A Evolução não será certamente a extinção da corrida de toiros, mas sim a sua preservação e compreensão a partir da reflexão e conhecimento profundo. Regressão, será a proibição de uma cultura, ritual, ou hábito, profundamente arreigado na humanidade, que tem uma imensidão de valores associados.

 

 

Segundo Wolf (2007), os especialistas de sociologia vaticinavam com a expressão muito séria: “Cuando todo el mundo pueda saciar su hambre, se acabarán los toreros y, por tanto, las corridas de toros”. No entanto, tais especialistas erraram fortemente, pois Espanha tornou-se um dos países mais desenvolvidos da Europa, aumentaram as escolas de toureio, e com isso, o aumento de jovens envolvidos na tauromaquia.

 

 

Será a tendência evolutiva a proibição, ou extinção da corrida de toiros, que cada vez arrasta mais pessoas atrás de si, como refere o Catedrático em Filosofia Francis Wolf (2007), na sua obra Filosofía de las corridas de toros.

 

 

Bibliografia:

Wolf, F. (2007). Filosofía de las corridas de toros. Edicions Bellaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário