sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Orgulho Luso




Texto e fotografia: Pedro Correia

 No centro de uma fotografia de abstraccionismo intenso, uma imagem bem conhecida do meio taurino que é a tourada de praça, a volta à arena. No centro da imagem está um forcado como personagem mais pequena e o cavaleiro, assim como o bandarilheiro maiores.
 
 

Olho para esta imagem, recordo-me o stand up comedy do Aldo Lima no Levanta-te e Ri que dava na SIC aqui há uns anos, e que pode ser visto e revisto em http://www.youtube.com/watch?v=WscrFYuo4bc. Nesse episodio o comediante Aldo Lima falou sobre a tauromaquia, onde o forcado foi apontado como o herói da festa pelo seu amadorismo, em detrimento do profissionalismo dos restantes intervenientes.

  

No seio do discurso comediante, mas orgulhoso de Aldo Lima, fica reflectida a realidade e grandiosidade do forcado na tauromaquia portuguesa com o seu romantismo e galhardia. O forcado é motivo de orgulho nacional, e a não existência destes homens nas praças de toiros lusitanas, levaria sem sombra de dúvida, a um fiasco de bilheteiras nos dias de hoje.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário