quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Origem da Obra de Arte






Texto e fotografia: Pedro Correia

 

No encontro de um trabalho traduzido por Idalina Silva e Manuel Castro, intitulado A Origem da obra de arte, da autoria de Martin Heidegger, deixamos aqui uma nota introdutória do escrito. A natureza filosófica do trabalho pode ser do gosto de alguns visitantes do blog Toiros & Açores, e respeitando a diversidade de gostos dos nossos visitantes disponibilizamos a citação com uma imagem do toureiro Enrique Ponce aquando da sua actuação na Feira Taurina de São João 2013.

 

 

“§1 - Originário (b) significa aqui aquilo de onde e através do que algo é o que ele é e como ele é. A isto o que algo é, como ele é, chamamos sua essência. O originário de algo é a proveniência de sua essência. A pergunta pelo originário da obra de arte pergunta pela proveniência de sua essência. A obra surge através e a partir da atividade do artista, segundo a opinião corrente. Porém, de onde e através do que (c) o artista é o que é? Através da obra, pois dizer-se que uma obra faz o mestre significa que somente a obra deixa o artista aparecer como um mestre da arte. O artista é a origem da obra. A obra é a origem do artista. Nenhum é sem o outro. Do mesmo modo também nenhum dos dois sustenta sozinho o outro. Artista e obra são em-si e em sua mútua referência através de um terceiro, que é o primeiro, ou seja, através daquilo a partir de onde artista e obra de arte têm seu nome, através da arte.

 

§1 (b) Edição Reclam de 1960: O que se diz de “originário” é ambíguo e passível de má compreensão.

§1 (c) Edição Reclam de 1960: Aquilo que ele é.

 

§2 - Assim como necessariamente o artista é a origem da obra de um modo diferente daquele que a obra é a origem do artista, é também certo que a arte, ainda de um outro modo, é, ao mesmo tempo, o originário para o artista e para a obra. Mas pode a arte ser de algum modo um originário? Onde e como se dá a arte? A arte se tornou uma palavra à qual nada mais de real corresponde. Pode ser considerada como uma idéia geral na qual colocamos o que verdadeiramente concerne à arte: as obras e os artistas. Mesmo se a palavra arte devesse designar algo mais do que uma idéia geral, o que se pensa com a palavra arte só o pode ser com base na realidade efetiva das obras e artistas. Ou é o caso inverso? Só há obra e artista, na medida em que (a) a arte existe e, na verdade, como seu originário?

 

 

§2 (a) Edição Reclam de 1960: Se dá a arte.

§3 - Seja qual for a decisão, a pergunta pelo originário da obra de arte torna-se a pergunta pela essência da arte. Uma vez que é preciso ficar em aberto se e como a arte é em geral, deveremos procurar achar a essência da arte lá onde indubitável e realmente vigora. A arte vige na obra de arte. Mas o que é e como é uma obra de arte?”

 

Citação de Martin Heidegger, traduzida por Isabel Silva e Manuel Castro A Origem da obra de arte.

 

Fonte bibliográfica:

Heidegger, M. (2006). A Origem da obra de arte. Tradução Silva, I.; Castro M. Faculdade de Letras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário