Texto
e fotografia: Pedro Correia
No
encontro de um trabalho traduzido por Idalina Silva e Manuel Castro, intitulado
A Origem da obra de arte, da autoria de Martin
Heidegger, deixamos aqui uma nota introdutória do escrito. A natureza
filosófica do trabalho pode ser do gosto de alguns visitantes do blog Toiros
& Açores, e respeitando a diversidade de gostos dos nossos visitantes
disponibilizamos a citação com uma imagem do toureiro Enrique Ponce aquando da
sua actuação na Feira Taurina de São João 2013.
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- Originário (b) significa aqui aquilo de onde e através do que algo é o que
ele é e como ele é. A isto o que algo é, como ele é, chamamos sua essência. O
originário de algo é a proveniência de sua essência. A pergunta pelo originário
da obra de arte pergunta pela proveniência de sua essência. A obra surge
através e a partir da atividade do artista, segundo a opinião corrente. Porém,
de onde e através do que (c) o artista é o que é? Através da obra, pois
dizer-se que uma obra faz o mestre significa que somente a obra deixa o artista
aparecer como um mestre da arte. O artista é a origem da obra. A obra é a
origem do artista. Nenhum é sem o outro. Do mesmo modo também nenhum dos dois
sustenta sozinho o outro. Artista e obra são
em-si e em sua mútua referência através de um terceiro, que é o
primeiro, ou seja, através daquilo a partir de onde artista e obra de arte têm
seu nome, através da arte.
§1
(b) Edição Reclam de 1960: O que se diz de “originário” é ambíguo e passível de
má compreensão.
§1
(c) Edição Reclam de 1960: Aquilo que ele é.
§2
- Assim como necessariamente o artista é a origem da obra de um modo diferente
daquele que a obra é a origem do artista, é também certo que a arte, ainda de
um outro modo, é, ao mesmo tempo, o originário para o artista e para a obra.
Mas pode a arte ser de algum modo um originário? Onde e como se dá a arte? A
arte se tornou uma palavra à qual nada mais de real corresponde. Pode ser
considerada como uma idéia geral na qual colocamos o que verdadeiramente
concerne à arte: as obras e os artistas. Mesmo se a palavra arte devesse
designar algo mais do que uma idéia geral, o que se pensa com a palavra arte só
o pode ser com base na realidade efetiva das obras e artistas. Ou é o caso
inverso? Só há obra e artista, na medida em que (a) a arte existe e, na
verdade, como seu originário?
§2
(a) Edição Reclam de 1960: Se dá a
arte.
§3 -
Seja qual for a decisão, a pergunta pelo originário da obra de arte torna-se a pergunta
pela essência da arte. Uma vez que é preciso ficar em aberto se e como a arte é
em geral, deveremos procurar achar a essência da arte lá onde indubitável e
realmente vigora. A arte vige na obra de arte. Mas o que é e como é uma
obra de arte?”
Citação de Martin Heidegger, traduzida por Isabel Silva e
Manuel Castro A Origem da obra de arte.
Fonte
bibliográfica:
Heidegger,
M. (2006). A Origem da obra de arte. Tradução Silva, I.; Castro M. Faculdade de Letras.
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