sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Pelos Sonhos do Toiro Bravo: A Importância do Fórum Mundial da Cultura Taurina




 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

O Fórum Mundial da Cultura Taurina é um evento de grande magnitude e importância para as culturas taurinas que desde de 2009 se organiza e realiza nos Açores. Evidentemente, o termo Mundial por si só realça a sua magnitude e importância do evento. Contudo, tenho repúdio de aparências quando não existe o mérito, e que felizmente não é que se passa neste fórum, já que ele reúne qualidades notáveis. No Fórum Mundial da Cultura Taurina gera-se um debate que dá elevada dimensão às Culturas Taurinas, e, que sensibiliza e faz questionar qualquer pessoa para a importância e problemática do tema.

 

 

É no Fórum Mundial da Cultura Taurina que se reúnem pessoas de todo o mundo, que, na sua maioria reflectem pensamentos sobre a tauromaquia. Contudo, recordo que na primeira edição do fórum ficou bem patente o significado de cultura taurina, que é transversal à própria tauromaquia e que alberga o culto do bovino com o Homem, numa grande relação entre as duas espécies evidenciada nas culturas dos mais diversos países do mundo.

 

 

Neste evento de grande dimensão, ajuda-nos a compreender e a responder a simples questões: “Quem somos?”; “Qual a nossa identidade?”. O raciocínio, o juízo e possíveis respostas, transportam o pensamento para outra dimensão, levando a mais questões ou suposições: “Porque é que os nossos ante passados faziam determinados rituais, e quais os seus fundamentos?”; “Qual a importância de os fazer?”; “Quais as consequências das suas alterações?”. Todo isto e muito mais é promovido pelas discussões do Fórum Mundial da Cultura Taurina.

 

 

Chegamos à conclusão que os nossos rituais culturais deixados pelos nossos antepassados tem explicações e transportam consigo a nossa identidade enquanto açorianos, portugueses, ibéricos, europeus ou humanos, e que só pode ser defendida e promovida por cada um de nós, mas unidos numa só força, respeitando a opinião do próximo. Simplesmente, tudo resume-se numa só palavra almejada pela humanidade ao longo dos tempos: Liberdade. É nesse sentido que, o Fórum Mundial da Cultura Taurina não se fica apenas por um nome, e torna-se um evento de grande magnitude e de grande importância, que não serve apenas para um mero evento para aficionados, e que pode ir mais além, sensibilizando a sociedade em geral para o interesse na sua cultura.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário