terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Quais as diferenças da origem do gado bravo e do gado manso?




 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

De forma simples, sintética e clara, encontramos no site da associação espanhola de ganadeiros, Ganaderos de Lidia Unidos (http://www.ganaderoslidia.com/webroot/origenes.htm), uma boa resposta sobre a diferença da origem entre o gado bravo e manso.

 

 

Na verdade, o gado bravo e o gado manso, descendem de um bovino primitivo conhecido por Uro. A essência da diferença entre os dois tipos de gado bovino está na selecção a que foram, e são sujeitos. No gado manso começaram se a seleccionar características para privilegiar a produção de bens alimentares para o consumo humano (carne e leite), e como tal esse tipo de selecção afectou e afecta todo o fenótipo dos animais: Por um lado a aparência morfológica dos animais - morfologia do bovino leiteiro e morfologia do bovino de carne, para aumentar o rendimento da produção e maneio, bem como um comportamento dócil para facilitar o maneio destes animais (Ganaderos de Lidia Unidos, 2005).

 

 

Por sua vez, o gado bravo teve e tem uma selecção no sentido inverso ao do manso. A título de exemplo, enquanto no gado manso, e em particular as raças de alta produção, a presença de córnea é desprestigiada, no gado bravo é um dos aspectos morfológicos fundamentais para dotar as reses bravas de presença e trapío (Domecq, 2009). No entanto, o comportamento agressivo é a característica que mais diferencia os dois tipos de gado, sendo que no gado bravo é fundamental para a finalidade que é criado, a lide.
 

 

Fontes Bibliográfica:

 

Domecq, J. P. (2009). Del Toreo a la Bravura. Alianza. Madrid. 23-140pp

Ganaderos de Lidia Unidos (2005). Los Origenes, Bravura, Trapío. http://www.ganaderoslidia.com/webroot/origenes.htm. Consulta efectuada a 20 de Janeiro e 2014.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário