sábado, 29 de março de 2014

Las Ventas em uma Foto com Auxílio do Médio Oriente



 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

O dia 23 de Março de 2014 marcou a abertura daquela que é a praça de toiros mais importante do mundo. A monumental Praça de Toiros de Las Ventas em Madrid, abriu as suas portas para acolher uma novilhada. Em foto-reportagem à praça de toiros e à sua actividade, acedi à barreira da praça para disparar sobre o que se ia passar na arena.

 

 

Dois toiros corridos, chega ao meu lado um individuo de máquina fotográfica Canon em punho. Detinha uma objectiva fish eye, em inglês perguntou-me se gostaria de partilhar a lente. Prontamente aceitei a proposta e a experiencia tornou-se encantadora. Em meia dúzia de disparos tornou-se uma experiencia encantadora em abraçar uma praça como a de Las Ventas no interior de uma fotografia. Perguntei de onde era, e rapidamente respondeu-me: Kuwait.

 

 

Embora não ficasse espantado por ver mais um turista dentro da praça a assistir a uma corrida, ou não fosse a tauromaquia um dos aspectos que mais diferencia Espanha em termos culturais das demais nações, confesso que fiquei mais uma vez admirado pela diversidade de pessoas das mais variadas nacionalidades que procura conhecer a corrida de toiros. Esta é uma realidade que reforça o impacto que a festa brava tem onde quer que ela exista, desmistificando demagogias baratas que tentam denegrir a imagem deste aspecto cultural de determinados países. Para além do mais, fiquei agradecido pela simpatia do turista do médio oriente, cujo seu nome é Humod, e pela experiência que me proporcionou, e que agora partilho com os visitantes do blog Toiros & Açores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário