domingo, 25 de dezembro de 2011

Poder Sereno



Durante o meu processo de formação académica, sempre que possível dediquei-me ao estudo do toiro bravo. Já antes da licenciatura tinha realizado alguns estágios em ganadarias bravas da ilha Terceira, e nesta fase de estudante universitário, regressei aos campos da ganadaria de Rego Botelho.



Curiosamente, a tendência é de efectuar os estágios nos meses em que o clima é mais agreste no interior da ilha Terceira (O “Mato”). Fotografar com uma máquina do tipo Bridge e em dias nublados (condição frequente do campo bravo terceirense), resulta difícil para conseguir fotografias.

Um dos sementais da ganadaria que estava junto com uma ponta de vacas, despertou o meu interesse. A imponência do toiro, associada à sua idade avançada, deu-me motivo para o fotografar.



A ponta dos cornos arredondada e o pêlo da cabeça encaracolado denotam a idade avançada deste exemplar de ferro Jandilla. O seu olho esquerdo fechado, devido à impossibilidade de ver, possivelmente causado por uma luta com outros toiros, ou por processos de ordem patológica, ou algum acidente de maneio.



Fiz várias fotos deste toiro, mas há duas que se destacam. Uma já foi postada no blog com o título de “O Velho Semental” e esta tirada a cerca de três metros do animal, enquanto se alimentava, também transmite a sua imponência e serenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário