terça-feira, 27 de março de 2012

“Nervo ou Gatos na Barriga”



Erala é o termo que identifica a idade das novilhas da raça Brava de Lide quando tem dois anos de idade.





Geralmente é aos dois, ou três anos (utreras) que as fêmeas de uma ganadaria brava são sujeitas a uma prova funcional, que avaliada as suas condições de lide. Embora os critérios dos ganadeiros sejam diversos, uma boa reprodutora deve reunir quatro condições, das quais ter um bom comportamento em tenta, é apenas a terceira.



A primeira condição para um reprodutor de uma ganadaria brava (macho/ fêmea) será ter boas condições físicas que propiciem um bom desempenho durante a tenta e transmita essas mesmas características morfológicas às gerações seguintes. A segunda condição será a de que o animal em prova deve ter ascendentes com boas condições de lide, sempre de acordo com o critério de cada ganadeiro.



A ultima condição será uma boa transmissão das características morfológicas e comportamentais às gerações seguintes.



Já à alguns anos tive a oportunidade de conversar com o prestigiado ganadeiro português Sr. Sebastião Ortigão Costa e retive a seguinte frase, que resume o acima o que foi descrito acima: "A tenta não é a fase final da selecção de um animal de uma ganadaria brava, mas sim um ponto de partida.".





Na imagem uma erala da ganadaria da Casa Agrícola José Albino Fernandes em prova de bravura (tenta). Uma investida pronta da novilha com a cauda curvada sobre o corpo costuma indicar sinais positivos de bravura. Muitas vezes quando a cauda se revolve, durante a investida das reses utilizam-se as expressões “tem nervo”, ou “tem gatos na barriga”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário