quarta-feira, 28 de março de 2012

Vaca de Chocalho




Na maioria das ganadarias bravas da Península Ibérica, o maneio do gado bravo é auxiliado por grupos de bois, aos que se designam de cabrestos. Estes animais capados, geralmente oriundos nas raças autóctones ibéricas, como é o caso da Mertolenga são os responsáveis por conduzir o gado bravo aos currais das ganadarias, colaborar nas mudanças de cercas, ou inclusive participar na condução de toiros para os currais nas praças de toiros.

Devido às condições do meio e porque manter um boi tem um encargo superior ao de uma vaca, a maioria das ganadarias bravas açorianas está dotada de fêmeas bravas, ou cruzadas de bravo com bovinos “Catrinas” (gado nativo da ilha manso sem aptidão específica). Estas vacas desempenham funções semelhantes às dos cabrestos nas ganadarias ibéricas e são designadas por vacas de chocalho.

Em 2009 fotografei esta vaca de chocalho da ganadaria de Rego Botelho que já faleceu e tinha o nome “Dourada”. A idade avançada da rês (mais de 20 anos) é visível no seu aspecto do animal, no entanto esta vaca ainda colaborava de forma exemplar no maneio de gado da sua ganadaria brava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário