quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cercas, Arames e Estacas nas Ganadarias Açorianas




Texto e fotografia: Pedro Correia


As cercas nas explorações agro-pecuárias com sistemas extensivos, desempenham um papel fundamental, pois sem elas seria impossível o controlo dos animais sobre uma determinada área.



Em diversas ganadarias espalhadas pelo mundo é comum o uso da rede, ou arames e estacas, ao contrário das açorianas onde a pedra vulcânica revestida de musgos brancos e verdes predomina sobre a paisagem dos campos onde pasta qualquer tipo de gado. No entanto, as ganadarias açorianas por vezes necessitam de recorrer à estaca e à rede, ou ao arame, muitas vezes para aumentar a altura das cercas onde os muros são mais baixos.



Normalmente utilizam-se as estacas de pino ou eucalipto, fincadas no solo à força de martelos ou com o auxílio da pá de um trator. No entanto, podem ser sempre substituídas por qualquer outro pau que esteja mais à mão, que apresente as condições mínimas para servir de suporte ao arame, quer por razões económicas que não permitem o recorrer a outros materiais, quer pela necessidade de improvisar como é do apanágio da lavoura e ganadarias açorianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário