segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Destaques de Janeiro






Texto: Pedro Correia

Fotografias: Pedro Correia e Nuno Silva


Depois de postado o portfolio referente às fotografias mostradas em Toiros & Açores durante o mês de Janeiro. Recebemos várias opiniões e decidimos passar a colocar as fotografias mais votadas no dia 25 de cada mês pelas 21h00. Dia 25 de cada mês passa por isso a ser um dia especial em Toiros & Açores, não apenas por ser o dia de aniversário do blog, mas por darmos a conhecer a foto mais votada do mês passado, e porque passam a ser feitos dois posts, ao contrário de um diário pelas 9 da matina, como tem sido usual neste espaço.







Passamos a agradecer a participação de todos aqueles que aderiram à iniciativa e com especial atenção aos que participaram na rede social do facebook. Um agradecimento especial ao grupo de Amigos da Tourada à Corda Ilha Terceira alojado em: http://www.facebook.com/groups/amigostoiroscorda/?ref=ts&fref=ts, onde houve a maior adesão ao passatempo criado por Toiros & Açores.









Entre os dias 1 de Fevereiro e 25 de Fevereiro obtivemos um total de 20 votos.







Com um total de 5 votos, a fotografia de dia 12 de Janeiro foi a que maior votação obteve. Um retrato ao primeiro pastor do meio da corda da ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes, de nome Hélder Andrade, durante a tourada em São Carlos de 2012. A expressão do pastor demonstra a atenção durante o seu trabalho no controlo do toiro na tourada à corda. Foi este o motivo deste enquadramento na tentativa de transmitir o olhar do pastor sobre o toiro que está na sua frente. Julgo que o monocromático em sépia ter sido boa opção para realçar a boa definição da cara do pastor.







Com dois votos seguiram-se as fotografias de:





5 de Setembro – Fotografia tirada em 2009 durante colheitas de amostras de um ensaio experimental a uma manada de vacas bravas com um semental de procedência Ortigão Costa e Brito Paes da ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes. O gado bravo no meio do verde imenso açoriano, julgo ser o aspeto que mais destaca a fotografia.









17 de Setembro – Uma fotografia em sépia ao toiro que está erguido na Praça de Toiros Palha Blanco em Vila Franca de Xira do ano 2007, momentos antes do festival comemorativo do 75º aniversário dos forcados desta cidade taurina portuguesa. Uma fotografia que retrata o toiro como o topo da pirâmide na festa brava. É uma imagem atrativa aos apaixonados pelo toiro bravo.
















19 de Setembro – Fotografia de 2012 na tourada à corda na Rua Álvaro Monjardino (rua do lar de idosos Santa Casa Misericórdia de Angra do Heroísmo). Uma demonstração do colorido das típicas touradas à corda, destacando quatro elementos fundamentais desta cultura, o toiro, capinha, pastores, capinhas e o restante público.








24 de Setembro – Tal como a fotografia 17, um toiro como tema central da fotografia. Numa ida ao “Mato” em 2009 captamos esta posse imponente do toiro número 52 da ganadaria Humberto Filipe, um bravo bem conhecido no meio da sociedade terceirense.















26 de Setembro – Durante uma das touradas à corda do Porto Martins em 2012, um detalhe de um camisão e mão de um pastor de Rego Botelho, em que surge uma pequena coroa dourada do Espirito Santo. Uma composição que representa o trabalho árduo e perigoso destes homens no maneio do gado bravo, quer no mato, quer nas touradas à corda, bem como as suas devoções religiosas, através da coroa do Espirito Santo.













Para além de procurarmos a opinião de diversas pessoas, tentamos obter uma votação em separado feita por praticantes de fotografia. Embora só tenha sido obtido um parecer do fotografo Edgar Vieria (a ele um especial agradecimento), decidimos dar destaque à imagem escolhida.





27 de Janeiro – Uma fotografia captada durante uma das faenas mais importantes até hoje vistas na Praça de Toiros da Ilha Terceira. Em minha opinião, para além do registo, há que destacar o momento captado, a técnica imprimida pelo toureiro Julian López “El Juli”, observada através do seu apoio firme sobre os seus rins, com a mão baixa e segura, permitindo uma investida franca, humilhada, brava e pujante do toiro “Guarda” de Rego Botelho, que parece sair da fotografia para o interior dos olhos de quem observa a imagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário