segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Embolado por Couro







Texto e fotografia: Pedro Correia


Embora embolar já tenha sido uma técnica abordada em Toiros & Açores por Correia (2012a) e Correia (2012b), relembramos que embolar significa colocar as embolas (armações de couro e metal) nos cornos dos toiros, para estes não ferirem outros animais, como é o caso do cavalo, ou pessoas (forcados ou toureiros).

 

Refere Estorninho (s.d), que a arte de embolar toiros em Portugal, remonta ao século XVI. A embolação feita na época era muito diferente da de hoje em dia; a bola (como se designava na época a embola) era apenas metálica e colocada na ponta do corno, só mais tarde é que esta começou a ser forrada a couro, cobrindo o corno na sua totalidade.



As embolas de couro, como o próprio nome indica são compostas por couro e cobrem a totalidade do corno. Por dentro desse forro, está um copo metálico na sua frente, que cobre o corno desde a ponta até cerca de 10cm para trás. Na base da embola, existem duas argolas metálicas, que têm como função segurar o cordel que as une na córnea do toiro.



Bibliografia:

  • Correia, P (2012a). Embolar com Embolas. Disponível em: http://toiroseacores.blogspot.pt/2012/12/embolar-com-bolas.html. Consulta efetuada em 19 de Fevereiro de 2013.
  • Correia, P. (2012b). Embola de Metal. Disponível em: http://toiroseacores.blogspot.pt/2012/08/embola-de-metal.html. Consulta efetuada em 19 de Fevereiro de 2013.
  • Estorninho A. C. (s.d). Estorninho Embolador - A ARTE DE EMBOLAR Disponível em: http://estorninhoembolador.no.sapo.pt/arte.htm. Consulta efetuada a 17 de Dezembro de 2012.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário