sábado, 9 de março de 2013

A Tauromaquia de São Jorge – De um Forasteiro a um Nativo

 
 


 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

A ilha Terceira é conhecida além-fronteiras pela sua afición à festa dos toiros, no entanto existem relatos de touradas nos Açores por outras ilhas incluindo as que actualmente não costumam fazer touradas, tal como refere Merelim (1986). Graciosa e São Jorge, são as ilhas que para além da Terceira, mantiveram estas manifestações queridas pelo povo.

 

 

Na ilha de São Jorge, estreita mas comprida, de pastagens verdejantes, e, onde as pessoas vivem em terras mais altas onde o frio e nevoeiro apertam, ora vivem em fajãs quase ao nível do mar e ao abrigo de colinas abruptas, cobertas pela vegetação intensa, o toiro também é “rei”.

 

 

Ao contrário da ilha Terceira, em que as ganadarias predominam no interior da ilha, em São Jorge algumas das criações de gado bravo, tem grande proximidade do mar com paisagens deslumbrantes, quer sobre o Atlântico, quer para o ponto mais alto de Portugal, a montanha do Pico, ou conjugação de ambas com o verde açoriano.

 

 

Na vila da Velas, localiza-se a Tertúlia Tauromáquica Jorgense e a praça de toiros, duas construções relativamente recentes, com vistas fascinantes sobre a montanha do Pico e o centro da vila.

 

 

A ilha do dragão, assim como é conhecida a ilha de São Jorge, conhecida pelo seu queijo tipo ilha reconhecido internacionalmente, é portanto, um grande nicho de afición à tauromaquia, onde as suas gentes tem um gosto especial, por participarem de forma activa em touradas à corda, corridas de toiros, ou até mesmo vacadas, que são eventos bastante frequentes em qualquer festa da ilha que se preze.

 

 

Assim se fez um breve registo do que é a tauromaquia em São Jorge. Embora tenha sido na visão de um forasteiro da ilha, tenho o prazer de anunciar, que a partir de hoje em Toiros & Açores, iremos ter a oportunidade de conhecer a tauromaquia jorgense por um nativo, de nome Paulo Betencourt, que seguramente irá trazer algo de novo a esta página taurina açoriana.

 

 

Bibliografia:

 

  • Merelim, P. (1986). Tauromaquia Terceirense. Ed. Delegação do Turismo de Angra do Heroísmo. 39-40.


Nenhum comentário:

Postar um comentário