sexta-feira, 8 de março de 2013

O Toiro em Portugal III.A – Imposição de Vistahermosa entre Lusitanos – Ibarra – Parladé – Pinto Barreiros/ Alves do Rio/ Outros





Texto e fotografia: Pedro Correia


Tal como em Espanha, em Portugal a evolução do toureio e guerras civis do século XX, contribuíram para uma evolução da criação do toiro de lide, em que Casta Vistahermosa foi a mais escolhida para constituir ou reconstituir grande parte das ganadarias portuguesas. Por sua vez dar ênfase ao importante impacto do tronco de Ibarra - Parladé em Portugal, que tem origem na Casta fundacional referida anteriormente,



Neste contexto há que salientar a importância do encaste Gamero Cívico, teve um grande impacto em ganadarias portuguesas, essencialmente através da ganadaria de Pinto Barreiros e suas grandes difusoras, ganadaria Oliveira Irmãos e ganadaria Dr. António Silva (López del Ramo, 1991; Neves, 1992; López del Ramo, 2002; Lucas, 2006 e Burladero, 2012). Não menos importante, foi influência de Gamero Cívico por intermédio da ganadaria espanhola de Guardiola Soto, em ganadarias como Murteira Grave ou Ortigão Costa, tal como refere López del Ramo (1991) e López del Ramo (2002).



Embora Gamero Cívico tenha sido um dos encastes mais influentes em Portugal, outros foram introduzidos com significativa expressão no país luso, dando origem a ganadarias que fizeram história no mundo taurino internacional. Destacamos a influência de encaste Tamarón, essencialmente através da ganadaria extinta de Alves do Rio, responsável pela constituição de várias ganadarias lusas, tais como Infante da Câmara a entre de 1929 e 1949; Herdeiros de Cunhal Patrício, Assunção Coimbra, José Luís Vasconcellos d' Andrade, Couto de Fornilhos, Rosa Rodrigues e Higino Soveral (López del Ramo, 1991; López del Ramo, 2002 e Lucas, 2006).



Outros dois encastes estritamente conectados com o de Tamarón são os de Conde de la Corte e Atanasio Fernández. Enquanto o encaste Conde de la Corte influenciou algumas das ganadarias portuguesas referidas no parágrafo anterior, nomeadamente em Assunção Coimbra, o encaste Atanasio Fernández é a base da conceituada ganadaria de Ernesto Fernando Louro de Castro (Lucas, 2006 e UCTL, 2011).



De acordo com Lucas (2006) com menor influência em Portugal surgem os encastes Núñez em ganadarias como a de Murteira Grave ou Casa da Avó, ou o encaste Pedrajas, por intermédio da ganadaria espanhola de Isaías y Tulio Vázquez na ganadaria lusa de Palha.



Sensivelmente entre os últimos 25 a 30 anos em Portugal, tem surgido um forte aporte de reses de encaste Domecq, em diversas ganadarias, em que a titulo de exemplo nomeamos a extinta de Simão Malta, João Moura, Rego Botelho nos Açores, Falé Filipe, David Ribeiro Telles, Ortigão Costa,  entre outras. Em menor grau, o encaste Torrestrella também tem tido alguma adesão de ganadarias portuguesas, nomeadamente na de Manuel Veiga e Varela Crujo (Lucas, 2006).




Bibliografia:

  • Burladero, N. (2012). Duas corridas memoráveis da ganadaria do Dr. António Silva de 15 toiros lidados, venderam-se 11 para sementais! Novo Burladero, nº284:38-39.
  • López del Ramo, J. (1991). Por las Rutas del Toro. Espassa-Calpe.
  • López del Ramo, J. (2002). Las Claves del Toro. Espassa Calpe.
  • Lucas, V. (2006) – Ganadarias Portuguesas 2006. Ed. Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Porto Alto, 30-150 pp
  • Neves, F. (1992) O Toiro de Lide em Portugal. Edições Inapa 16-87 pp.
  • U.C.T.L. (2011). Union de Criadores de Toros de Lidia – Temporada 2011. P. 467-482

Nenhum comentário:

Postar um comentário