quarta-feira, 20 de março de 2013

Forcados do Ramo Grande




 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

 

Ramo Grande é um dos sítios mais emblemáticos da Ilha Terceira. Ramo Grande é a maior planície da Ilha Terceira, onde em tempos passados foi considerada o celeiro dos Açores, devido ao trigo produzido para abastecer a região. O nome da mesma planície onde-se localiza a cidade da Praia da Vitória e base americana, em 2007 foi atribuído a um novo grupo de forcados amadores que surgiu na Ilha Terceira: O grupo dos Forcados Amadores do Ramo Grande.

 

 

A jaqueta com as ramagens que poderiam significar o trigo de outros tempos, tem a cor vermelha, assim como a raça de bovinos autóctones dos Açores, que também de nome Ramo Grande.

 

 

A 7 de Agosto de 2007, o grupo de forcados Amadores do Ramo Grande estreou-se numa corrida de toiros integrada nas Festas da Praia da Vitoria. Nesse festejo, em que pegaram em solitário, o primeiro toiro era um burraco da ganadaria extinta de Irmãos Toste, cujos seus proprietários são da freguesia do Cabo da Praia, também integrada na zona do Ramo Grande.

 

 

Desde o seu início, imperou a vontade e esforço num grupo jovem capitaneado por Filipe Pires, que se tem afirmado rapidamente dentro e fora da região. Em 2009 e 2010 pegaram em Atarfe (Espanha) por duas vezes, já passaram por várias praças portuguesas, nas quais destacamos as duas vezes no Campo Pequeno de 2012, sendo que a primeira delas foi fruto da vitória alcançada pelos cernelheiros do grupo na Festa do Forcado do ano transacto. Ainda em 2012 o grupo viajou até aos Estados Unidos da América onde teve uma actuação em praça de toiros americana com lotação esgotada, em Stevinsson (Bettencourt, 2010 e Forcado Amador, 2012).

 

 

 

Bibliografia

 

 
  • Forcado Amador. (2012). Balanço da Temporada - GFA do Ramo Grande. Disponível em: http://forcadoamador.blogspot.pt/2012/11/balanco-da-temporada-gfa-do-ramo-grande.html. Consulta efectuada a 16 de Março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário