terça-feira, 26 de março de 2013

Gestões das Ganadarias I – Influência da Tenta no Maneio Reprodutivo de uma Ganadaria Brava

~
 
 

 
Texto e fotografia: Pedro Correia
 
Nas ganadarias bravas, assim como em outras actividades da agro-pecuária, o maneio reprodutivo tem uma importância fundamental pelas suas repercussões económicas. O controlo de parâmetros reprodutivos tais como a idade do primeiro cio, idade ao primeiro parto, taxas de fertilidade, intervalos entre partos, são fundamentais para a gestão e obtenção de rendimentos nas ganadarias.
 
 
A tenta é uma faina do campo bravo de importância irrepreensível. No entanto, esta prova provoca um desgaste nos animais, exigindo um período de recuperação que provoca um atraso na entrada à reprodução dos indivíduos seleccionados. Este atraso provocado pela tenta, é mais evidente nas vacas do que nos toiros, já que geralmente todas as fêmeas são avaliadas nesta prova, que por norma realiza-se na quietude das ganadarias bravas, enquanto a maioria dos machos são utilizados nos espectáculos taurinos.
 
 
Segundo Agrupamento de Agrupamento de Produtores de Bovinos de Raça Brava (2007), as vacas de raça brava de lide podem ter o seu primeiro parto aos dois anos e meio de idade. No entanto, grande parte das vacas bravas só tem a primeira cria com mais de três anos de idade, pela necessidade de serem tentadas, geralmente com idades nunca inferiores a dois anos, para poder suportar o esforço exigido na tenta.
 
 
No estudo da influencia da tenta sobre a idade ao primeiro parto Caballero de la Calle (s/d), o aumento do número de varas que a vaca é sujeita durante a tenta, faz aumentar a idade do primeiro parto. A duração da tenta não mostrou dados concretos na influencia na idade ao primeiro parto, no entanto, as vacas sujeitas a mais entradas ao cavalo de picar tinham provas mais longas. Por outro lado, a mesma investigação demonstrou que as vacas tentadas com maior idade tinham uma recuperação mais rápida.
 
 
Admitindo a teoria de que por selecção, os filhos são de melhor genética que os pais, seria mais interessante do ponto de vista económico ter animais a entrar à reprodução com idades mais precoces. Contudo, a grande necessidade de tentar as fêmeas nas ganadarias bravas para a escolha dos melhores animais como reprodutores, também é um dado importante para a manutenção ou melhoria qualitativa das gerações futuras de toiros bravos.
 
 
Sendo assim, na criação de animais para a lide, ao contrário das explorações de bovinos leiteiros ou de carne, será sempre necessário que as fêmeas sejam expostas à tenta mesmo que ocorra um aumento da idade ao primeiro parto. No entanto, deve haver atenção nos criadores da idade do primeiro parto deve persistir, provavelmente pela atenção da idade em que as novilhas são tentadas, ou pelos cuidados prestados após a tenta.
 
 
Bibliografía:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário