sexta-feira, 15 de março de 2013

Pelos Sonhos do Toiro Bravo – Pastores ou Mascarados




Texto e fotografia: Pedro Correia

 

Indiscutivelmente o toiro bravo é o centro da tauromaquia e por isso move milhares de pessoas em seu torno por todo o mundo. No entanto, isso apenas pode ser possível, quando existem pessoas que dedicam o seu tempo a esse belo animal. Refiro-me em particular aos homens que cuidam do gado bravo em todo o seu percurso de vida, com especial destaque para os pastores de gado bravo da Ilha Terceira, outrora chamados de mascarados, de acordo com Tavares (2002).

 

Durante o passado ano de 2012, captei este olhar de um pastor durante uma tourada à corda, com toiros da ganadaria Humberto Filipe. Embora já tenha sido postada em Toiros & Açores em Correia (2012) mas em sépia, considero esta imagem, como uma das melhores fotografias captadas por mim no ano transacto.

 

O aproveitamento de metade da cara tapada, transporta o termo de “Mascarado” a que chamavam os pastores, do passado para o presente. Por outro lado, o olhar alegre do pastor, põe a descoberto a alegria, o gosto e orgulho na sua personagem e suas vivências. Todavia, para além das satisfações vividas, está o conhecimento destes homens, que nenhum livro, escola ou academia alberga. A sabedoria, de agarrar e controlar um toiro através da corda, a sensibilidade de saber cuidar do gado no “Mato”, caminhos ou arenas, transcende qualquer pessoa que nunca tenha passado por semelhantes experiências.

 


É toda uma escola da vida, mais evidente nos pastores cuja sua vida profissional passa pelo meio agro-pecuário, que vai passando entre colegas de trabalho ou familiares. O conhecimento adquirido empiricamente pelos pastores, a meu ver pouco valorizado na nossa sociedade, merece ser partilhado, estudado na profundidade desde vários pontos de vista. Assim, técinicas, conceitos e práticas dos homens que cuidam do toiro, poderão fluir com maior facilidade entre os próprios pastores e aqueles que estão para surgir. Não menos importante, é todo o valor cultural que os pastores transportam consigo e que merece especial atenção.

 


Bibliografia:

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário