segunda-feira, 6 de maio de 2013

!!! OLÉ !!!

 

 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

“Olé!”, um grito expressivo conhecido dado o entusiasmo em circunstâncias laudatórias, de grande utilização nas corridas de toiros (Esteban, 2004). A aplicação da exclamação “Olé!”, também é conhecida no flamenco e futebol. No desporto rei o uso desta palavra começou numa partida no ano de 1958, entre a equipa brasileira do Botafogo e a argentina do River Plate, no México, dada a qualidade de jogo praticada. Desde então, o uso do “Olé!” também passou a ser usado no futebol (Lauand, 2009).

 


De acordo com o Diccionario de la Real Academia, citado por Lauand (2009), a palavra “Olé” tem origem no árabe Wa-(a)lla, que significa "Por Deus!". Portanto a exclamação ”Olé!”, é o entusiasmo ante uma beleza (ou alegria) surpreendente ou excessiva. A interjeição “Olé!”, pode ter comotação religiosa, dada a evocação a divina, pois naturalmente, instintivamente, o homem tende a evocar Deus quando a beleza inesperada ou intensa arranca-o do embotamento quotidiano (Lauand, 2009).

 

 
Nas corridas de toiros, há portanto, a evocação do belo a Deus. O belo criado pelo toureio, numa dança interminável com o toiro. Os lances de capote, e ou passes de muleta de um toureiro, carregados de temple e profundidade, coadjuvados de investidas emotivas dos toiros bravos, constroem as faenas que deliciam milhares de espectadores, e que todos juntos clamam a Deus em uma só voz. Olé!

 

 

Bibliografia:

  • Esteban, J. M. (2004). Breve Enciclopedia de Tauromaquia. LIBSA.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário