segunda-feira, 13 de maio de 2013

Templar - Aguentar a Investida

 

 

Texto e fotografía: Pedro Correia

 

Temple, ou templar é um termo muito utilizado na tauromaquia de origem espanhola, que não tem tradução na língua portuguesa. O termo templar, para além de identificar uma das regras fundamentais do toureio, identifica o conceito que se refere ao ajuste das capas (toureio a pé), ou do cavalo (toureio a cavalo), para um movimento mais gracioso e precioso (Ganaderos de Lidia, s.d).

 

 

A graciosidade dos movimentos está relacionada de forma restrita com a forma como o toureiro consegue suster, ou aguentar a investida da rês brava. Ou seja, quanto maior o tempo de uma investida de um animal perante os vultos dos toureiros, maior é o temple imprimido.

 

 

Templar é um factor muito importante no toureio conteporaneo, que é fundamental para o resultado artístico e plástico das faenas. No entanto, a capacidade de templar, os lances de capote, passes de muleta, brega de cavalos ou bandarilheiros, é muito variável de acordo com as qualidades dos toureiros, e com o grau de intensidade de mobilidade que o toiro apresenta, assim como as condições de lide das reses.

 

 

Bibliografia:

Ganaderos de Lidia (s.d). Vocabolario taurino. Disponível em: http://www.ganaderoslidia.com/webroot/la%20fiesta.htm. Consulta efectuada a 7 de Maio de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário