domingo, 12 de maio de 2013

Três Cantos – Reflexo da Casa dos Bravos da ilha Terceira

 
 
Texto e fotografia: Pedro Correia
 
Três Cantos, é um dos locais mais conhecidos do “Mato” da ilha Terceira, já que por lá passa a estrada que atravessa a ilha do sul ao norte e vice-versa. Quem na ilha Terceira não conhece os Três Cantos, sitio bem conhecido de pastagens de gado bravo. Em outros tempos, campos que albergaram a extinta ganadaria de Alvaro Inacio Gomes, ou a de Castro Parreira, onde ainda resiste o tentadeiro desta antiga e conceituada ganadaria com o ferro CP.
 
 
Num passado, relativamente recente, os Três Cantos foram porto de abrigo aos toiros da Casa Agricola José Albino Fernandes e desde 1975 que são a casa das reses de Eliseu Gomes. Qualquer pessoa que passe pelo planalto da ilha Terceira, onde ficam os Três Cantos, com o Pico da Bagacina ao fundo, não fica indiferente aos toiros bravos da divisa preta e vermelha que pastam mesmo à beira da estrada, em que muitas pessoas param para simplesmente verem os imponentes animais.
 
 
Os Três Cantos, são um local, que pelo seu fácil acesso, são alvos de inúmeras fotografias, que deram origem a uma multiplicidade de vários postais da ilha Terceira, onde aparecem toiros da ganadaria de Eliseu Gomes, a demonstrar a força que o toiro bravo tem na cultura da ilha Terceira.
 

Um comentário: