quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tércios… Da Morte à Muleta

 
 
Texto e fotografia: Pedro Correia
 
Uma lide a pé é repartida em três fases ou partes, na gíria taurina conhecidas por tércios. O primeiro tércio é chamado de tércio de varas, o segundo o de bandarilhas e o último é designado por tércio de morte ou muleta.
 
 
A separação dos tércios é feita pelo soar dos clarins, sempre que termina uma destas fases. O terceiro toque dos clarins, sem contar com o da saída do toiro identifica a entrada no último tércio. De acordo com Grave (2001) esta ultima parte da lide, onde se efectua a faena de muleta, é actualmente designada por tércio de muleta. Esta nomenclatura utiliza-se visto que, o uso da flanela vermelha passou a ter maior duração em relação a tempos passados, em que o uso da muleta tinha pouca duração e apenas servia para o matador se preparar para matar o toiro no menor espaço de tempo. Nesse passado mais distante, quando o uso da muleta resumia-se a pouco tempo, a ultima parte da lide tinha o nome usual de tércio de morte.
 
_______________________________________________________________
Bibliografia:
Grave, J., (2001). O Toiro Bravo. Vida e Morte XV – Tércio de Morte (1). In: Ganadaria Brava. Revista Novo Burladero, nº 152:16-17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário