quinta-feira, 4 de julho de 2013

De FS a HF

 
 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

Foi em 1983 que Filipe Sousa, homem da freguesia das Cinco Ribeiras constituiu a sua ganadaria. Com 30 anos passados, do sonho à realidade muitas mudanças ocorreram, sendo uma delas o ferro.

 

 

Quem não se recorda do primeiro ferro do Sr. Filipe Humberto Sousa, constituído por um F.S. No entanto, é por Humberto Filipe que este famoso ganadeiro é conhecido, e, porque já havia uma ganadaria com o ferro F.S., a de Francisco Sousa, houve a necessidade de alterar o ferro do ganadeiro das Cinco Ribeiros para H.F.

 

 

No dia 25 de Abril de 2013, durante a ferra de Humberto Filipe, lembrei-me de escrever sobre este tema, sendo curioso, que, em Junho, de visita à ganadaria de Manuel Rocha, contava-me o ganadeiro Sr. Manuel João:

- Aquela vaca além é a número 20, que ainda tem o ferro do Sr. Humberto Filipe, mas o antigo F.S. Por isso, entendes que é uma vaca muito velha, tem para cima de 20 anos.

 

 

Assim foi, juntou-se o útil ao agradável, e escreveram-se umas linhas da história e curiosidades de uma ganadaria, e da beleza envolvente ao campo bravo, que permite vida longa aos animais, tal como é o caso da vaca 20 de HF com ferro FS, uma autêntica relíquia que agora pasta em MR.

Um comentário: