sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Diversões/ Jogos Tauromáquicos e as Touradas à Corda




 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

As manifestações tauromáquicas são apontadas como um meio de diversão da sociedade. Nas touradas à corda, tendo em conta a sua natureza de festejo tauromáquico popular, e a proximidade do toiro em relação às gentes, faz com que muitas das pessoas presentes nestes eventos possam procurar uma diversão directa com o animal.

 

 

Entendamos que neste contexto e no das restantes das restantes manifestações tauromáquicas, o conceito de diversão passa pela perspectiva de que as pessoas passam nestes eventos bons momento de descontracção dos dias de trabalho, conseguindo também um convívio social saudável.

 

 

Embora sejam os capinhas, ou a assistência que se encontra no arraial que rapidamente consegue um “jogo” Toiro versus Homem, nas touradas à corda também existe uma diversão em torno das paredes. Os pastores, homens que controlam os bravos animais, ao toque de conseguem colocar os toiros junto das paredes, por vezes com o auxílio de capinhas. Nesse gesto, os pastores promovem a festa e uma diversão mais directa com a assistência da tourada à corda que está sobre paredes e palanques. Homens, mulheres, crianças, sacam blusões, guarda-sóis, ou outro trapo qualquer, para em segundos sentirem na sua proximidade com esse animal tão acarinhado pelas gentes que é o toiro.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário