sábado, 21 de dezembro de 2013

O Toureiro de Prata




 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

Os bandarilheiros, ou peões de brega em Portugal são frequentemente recebidos na arena com assobios e apupos. No entanto, estes homens ganham especial relevância na corrida de toiros, devendo as suas funções serem devidamente respeitadas e reconhecidas pelo publico. Embora não tao conhecidos como os matadores de toiros ou cavaleiros, há nomes sonantes de bandarilheiros que surgem no panorama internacional da tauromaquia, sendo exemplos Boni, Mariano de la Viña ou David Adalid. Dos três nomes exemplificados, ambos já pisaram a arena da ilha Terceira, sendo que os últimos dois marcaram presença na corrida a pé da Feira Taurina de São João 2013.

 

 

Actualmente David Adalid é um dos nomes mais sonantes dos toureiros de prata a nível mundial, elevando bem alto a arte e importância dos subalternos. O elemento da quadrilha de Javier Castaño destaca-se pela sua destreza e grande capacidade de reunir na cara dos toiros com relativa facilidade. Em entrevista ao site espanhol Diario Palentino, David Adalid considera-se um autêntico toureiro de prata, admitindo que para vingar nesta arte é necessário arriscar a vida em cada toiro que bandarilha (Cancho, 2012).
 

 

Bibliografia:

 

Cancho, J. (2012). David Adalid, banderillero: «O me quita un toro del medio o acabo siendo figura dentro de los de plata». Diario Palentino. Disponível online em: http://www.diariopalentino.es/noticia/ZEF2D2171-C09F-2CD3-4D024831EDB6695D/20121111/david/adalid/banderillero/quita/toro/medio/acabo/siendo/figura/dentro/plata. Consulta efectuada em 20 de Dezembro de 2013.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário