sábado, 8 de fevereiro de 2014

A Tenta de Outros Tempos




 

Texto e fotografia: Pedro Correia

 

O tentadeiro, ou a tenta de animais é uma prática típica das ganadarias bravas baseada em regras bem delineadas. Contudo, há ganadarias que adoptam outras formas de avaliar as condições das reses bravas, desenvolvendo outras formas de experimentar os animais.

 

 

Purroy (1988) e Reta & Arrizabalaga (2011) apontam para uma forma antiga e muito peculiar de tentar as reses bravas através de um cesto de vindima. O cesto era deixado no centro de um curral e as reses eram classificadas consoante acometiam ao vulto. Reta & Arrizabalaga (2011) refere que este tipo de tenta era designado por tenta do Canasto ou Roscadero, exactamente pelo uso do cesto ou canastro. Segundo Purroy (1998), é muito provável que a forma de tenta actual na praça seja uma derivação da originária tenta com o cesto.

 

 

Bibliografia:

·         Purroy, A. U. (1988). La Cria del Toro Bravo – Arte y Progresso. Mundi-Prensa. Madrid. 180 pp.

·         Reta, M. A; Arrizabalaga, B. L. (2011). La Ganaderia Pasado y Presente en Navarra. Capitulo 7: Ganado de Casta Navarra. Gobierno de Navarra. 458 pp. Disponível em: http://www.navarra.es/home_es/Gobierno+de+Navarra/Organigrama/Los+departamentos/Desarrollo+Rural+Industria+Empleo+y+Medio+Ambiente/Publicaciones/Publicaciones+propias/Publicaciones+desarrollo+rural/Otras+publicaciones/LibroGanaderia.htm. Consulta efectuada a 1 de Fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário